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Receitas

Saiba o que é preciso para preparar o lanche da escola com menos sódio

Por Redação Doutíssima 06/10/2014

Lanches saudáveis para as crianças são importantes para proporcionar uma boa alimentação. Além disso, criam um suporte de bons hábitos alimentares ao longo da vida e ajuda a prevenir doenças cardíacas, o câncer, a diabetes, a pressão alta e a obesidade.

Por isso, é necessário buscar formas de preparar o lanche da escola com menos sódio. Isso porque várias destas doenças podem ser ocasionadas pelo alto consumo de sódio.

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Faça uma refeição saudável para seu filho levar à aula. Foto: Shutterstock

Assim como o potássio, o sódio é um dos eletrólitos mais importantes para o corpo. Uma adequada ingestão diária de sódio é essencial para o bom funcionamento das células, músculos e nervos por todo o corpo. Além disso, o corpo usa o sódio para regular a pressão arterial e o volume de sangue que flui através de seus vasos sanguíneos.

Apesar dos riscos associados à sua ingestão excessiva, essas funções fazem do sódio vital para a saúde do seu filho – mas é preciso ter controle. Veja como você pode preparar o lanche da escola com menos sódio e garantir a saúde dos seus filhos.

Lanche da escola com menos sódio: como fazer?

– Produtos industrializados

Apesar de sempre ser melhor escolher alimentos frescos ao invés de industrializados, eles podem ser uma alternativa mais prática para o lanche da escola. Mas na hora de comprar estes alimentos, para preparar o lanche da escola com menos sódio, tenha atenção à etiqueta de Informação Nutricional para verificar os dados.

Procure alimentos com 5% de valor diário (VD) ou menos. Um conteúdo de sódio com 20% ou mais de valor diário é alto. Além disso, procure alimentos rotulados com “baixo sódio”, “redução de sódio” ou “sem adição de sal”.

– Frutas

Uma forma de preparar o lanche da escola com menos sódio é utilizar variedades de frutas. Comer frutas reduz o risco de doenças cardíacas, câncer e hipertensão arterial, além de conter nutrientes importantes, como as vitaminas A e C e fibras.

Por isso, tente variar os tipos de frutas e sempre busque as preferidas da criança. Além disso, elas são saudáveis e muito mais baratas do que outros alimentos industrializados e que contém sódio.

– Nozes

As nozes são ricas em calorias e podem combinar perfeitamente com as frutas. Um pequeno punhado é uma ótima porção para comer entre os intervalos das refeições. Você também pode fazer uma combinação de amendoim, amêndoas, nozes, castanha de caju ou soja. Mas procure sempre as versões in natura, sem adição de sal ou açúcar.

– Sanduíche natural

Você pode fazer um delicioso sanduíche natural com pão integral, algumas verduras, queijo e uma proteína. Mas tome cuidado especial na escolha destas proteínas, já que a maioria dos embutidos pode ter um teor elevado de sal.

Procure no rótulo a quantidade ou a indicação que aquele alimento tem um baixo teor de sódio. Outra maneira de preparar o lanche da escola com menos sódio é usar frango desfiado feito em casa, assim você mesmo pode controlar o sal.

 

 

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