Receitas

Receita de rabanada é tradicional para o cardápio de Natal

Por Redação Doutíssima 24/11/2015

A rabanada é um dos doces mais disputados na ceia de Natal. Feita com pão de trigo dormido, essa iguaria conquista uma geração após a outra. Então, que tal aprender uma receita de rabanada fácil e deliciosa?

receita-de-rabanada-doutissima-istock-getty-images

Rabanada é feita com pão de trigo dormido e passada em ovos batidos. Foto: iStock, Getty Images

Origem da rabanada

A origem da rabanada é incerta: há relatos que surgiu pelas mãos de portugueses, franceses, espanhóis e até norte-americanos. O certo é que o prato é muito apreciado em diferentes culturas.

 

Em Portugal, por exemplo, a rabanada é conhecida como fatia dourada ou fatia-de-parida, devido à coloração. Já na Espanha, é chamada como torrija ou torreja, sendo consumida na quaresma. Em ambos os países é recomendada para as parturientes.

No Brasil, a receita de rabanada surgiu do reaproveitamento do pão dormido. No interior do Nordeste é considerado pecado desperdiçar pão. De origem portuguesa ou não, foram eles, os lusos, que ensinaram os brasileiros a preparar essa deliciosa receita. A iguaria foi incorporada a nossa culinária assim como em outros países.

Esse prato é servido em diversas regiões do mundo, como Estados Unidos, onde é chamado de french toast devido à influência francesa, e na própria França, onde recebe o nome pain perdu como referência ao reaproveitamento do pão dormido.

Receita de rabanada tradicional

A rabanada é uma receita típica do Natal, mas é muito bem-vinda em outras ocasiões do ano.

Ingredientes:

 

– 1 lata de leite condensado

– 1 lata de leite

– 3 ovos

– 4 pães franceses em fatias

– Açúcar para cobrir as fatias

– Canela-da-China em pó para cobrir as fatias

Modo de preparo:

 

Misture o leite condensado e o leite. Reserve. Bata os ovos com um garfo ou batedor manual de alumínio. Reserve também.

 

Em uma frigideira esquente o óleo. Fatie os pães enquanto o óleo aquece. Passe as fatias de pão na mistura de leite condensado e leite e depois nos ovos batidos. Coloque as fatias para fritar até ficarem douradas de ambos os lados. Polvilhe açúcar e canela-da-China.

Forre um travessa de vidro com papel toalha e coloque as fatias já fritas para que fiquem enxutas. A rabanada está pronta para servir.

Versão light da receita de rabanada

Se você está de dieta ou quer manter a boa forma pode investir em pão integral, fritar as fatias em óleo de canola e trocar o açúcar refinado por mascavo. Estar de dieta não é mais empecilho para saborear os pratos de fim de ano.

 

Ingredientes:

 

– ½ de leite desnatado

– lata de leite condensado light

– 5 ovos

– 4 pães franceses integrais

– Adoçante culinário ou açúcar mascavo e canela para polvilhar.

Modo de preparo:

 

Corte os pães em fatias. Bata no liquidificador, o leite desnatado com o leite condensado e os cinco ovos. Mergulhe as fatias nessa mistura. Em uma assadeira, coloque os pães e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC  de 10 a 15 minutos. Depois que retirar a rabanada do forno, polvilhe com canela e o adoçante culinário ou açúcar mascavo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!