Receitas

Lasanha de berinjela é saudável e saborosa. Confira essa receita

Por Redação Doutíssima 29/09/2014

Se você quer cuidar da sua saúde e sabe que isso começa pela alimentação, receitas saudáveis podem ser muito importantes nesse processo. Mas se além disso você não abre mão de comer bem e quer uma dica saborosa, a lasanha de berinjela é uma ótima opção.

lasanha-de-berinjela

Com poucas calorias, berinjela é uma boa opção para dietas de emagrecimento. Foto: Shutterstock

Por que adotar a lasanha de berinjela

Acha estranho fazer uma lasanha de berinjela? A explicação é simples: esse fruto tem poucas calorias e quase não possui gordura. Ou seja, se você está de dieta, ficará contente em saber que uma xícara de berinjela contém apenas 38 calorias. Portanto, é um alimento perfeito para quem quer perder peso.

Além disso, é rica em cálcio, fósforo, ferro e em flavonóides, que fornecem proteção para as células contra diferentes agentes prejudiciais. É rico em antioxidantes, que são úteis para estimular o sistema imunológico e os níveis de energia do corpo e manter o coração saudável. A berinjela também contém compostos chamados terpenos, que ajudam a reduzir o colesterol.

Assim, se você quer uma maneira diferente de aproveitar esse fruto, a lasanha de berinjela é uma preparação simples, mas que vale a pena tentar, porque os resultados são fantásticos.

Receita de lasanha de berinjela

Ingredientes:

1 pimentão verde

1 pimentão vermelho

4 colheres de sopa de azeite extra virgem

1/2 colher de chá de tomilho seco

1/2 colher de chá de orégano

Sal

3 berinjelas grandes

1 cebola média picada

2 dentes de alho picado

5 xícaras demolho de tomate

300 gramas de ricota

300 gramas de mussarela light

Salsinha picada a gosto.

Modo de preparo:

Para começar a sua lasanha de berinjela, coloque os pimentões ​​em uma assadeira no forno, virando ocasionalmente, de 10 a 15 minutos. Transfira para uma tigela e cubra com filme plástico por 10 minutos até soltar a pele. Raspe a pele escurecida dos pimentões e tire a semente. Divida em tiras e reserve.

Enquanto isso, reduza o calor do forno a 180°C. Em uma tigela pequena, misture 3 colheres de sopa de azeite com tomilho, orégano e meia colher de chá de sal e pimenta. Corte as berinjelas em fatias e pincele os dois lados das fatias de berinjela com a mistura de óleo e coloque em camadas únicas em 3 assadeiras.  Leve ao forno, em lotes, se necessário, até que doure.

Em uma frigideira antiaderente em fogo médio, cozinhe a cebola e um dente de alho com o azeite restante até dourar. Adicione o molho de tomate e cozinhe por 20 minutos. Enquanto isso, em uma tigela média, misture a ricota, o alho restante e a salsinha. Tempere com sal e pimenta.

Em uma assadeira, espalhe um pouco do molho de tomate antes de montar as camadas da lasanha de berinjela. Para a primeira camada: coloque um terço das fatias de berinjela sobre o molho e um terço da mistura de ricota sobre berinjela, em seguida, polvilhe a mussarela. Depois, coloque mais uma camada de molho e acrescente metade do pimentão.

Repita o mesmo processo:  camadas de berinjela, ricota, mussarela, molho e pimentas. Para a terceira camada: adicionar berinjela restante, ricota, molho e mussarela. Asse lasanha até o molho ficar borbulhando e até que a mussarela fique derretida e levemente dourada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!