Receitas

Veja 3 receitas de pão sem glúten para comer bem

Por Redação Doutíssima 14/11/2014

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e aveia. Ou seja, está no pão, no bolo, no macarrão – e também na cerveja e no uísque. Há algum tempo a retirada desses itens da alimentação tem sido recomendada a algumas pessoas em casos de alergias, intolerâncias, pessoas celíacas e até mesmo em algumas dietas de emagrecimento.

Mas como fazer para comer um pão sem glúten? É possível, sim, fazer. Confira receitas bem fáceis!

Preparo de pão especial ajuda quem não pode comer glúten. Foto: iStock, Getty Images

Preparo de pão especial ajuda quem não pode comer glúten. Foto: iStock, Getty Images

Pão sem glúten de liquidificador

Ingredientes:

3 ovos

½ copo de óleo

1 copo (200g) de iogurte natural

1 e ½ copo de farinha de arroz

1 colher de sopa de açúcar

1 colheres de chá de sal

1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento. Bata uns segundos e acrescente-o. Bata mais um pouco, até a massa estar bem homogênea. Unte e polvilhe uma forma, coloque a mistura e leve ao forno por cerca de 45 minutos. E está pronto o pão sem glúten!

Pão sem glúten com batatas

Ingredientes:

1 colher de sopa de açúcar

2 tabletes de fermento biológico

2 ovos

1 xícara de chá de leite

100 gramas de manteiga

500 gramas de batatas cozidas e amassadas

Sal a gosto

4 xícaras de chá de fécula de batata (mais ou menos 650 gramas).

Modo de Preparo:

Pegue uma tigela grande e coloque o açúcar e o fermento biológico e misture até desmancharem. Acrescente os ovos, as batatas, o leite, a manteiga e o sola e mexa muito bem. Vá adicionando aos poucos a fécula de batata, até obter uma massa homogênea e com textura que grude de leve nas mãos.

Cubra a tigela com um filme e deixe descansar por meia hora. Depois, divida a massa em duas partes e coloque-as em formas untadas de bolo inglês , deixe crescer por mais 30 minutos. Pré-aqueça o forno e leve o pão sem glúten para assar em temperatura média (180°C) por 30 minutos ou até ficarem dourados.

Pão sem glúten de ló salgado

Ingredientes:

6 ovos grandes

½ xícara de polvilho doce

½ xícara de polvilho azedo

1 colher de sopa de fermento em pó

1 colher de chá de sal.

Modo de Preparo:

As claras devem ser batidas até ficarem em neve. Adicione as gemas passando-as na peneira, uma a uma. Bata bem, até ficar completamente misturado. Vá acrescentando todos os demais ingredientes e siga batendo muito bem, até que a massa fique cremosa e homogênea.

Coloque a massa do pão sem glúten em uma forma de tamanho média, previamente untada e polvilhada com amido de milho (maisena). Asse por 15 a 20 minutos, sem deixar dourar.

Esse pão sem glúten de ló salgado pode ser utilizado para montar tortas frias, que normalmente utilizam pão de forma sem casca. Neste caso, faça mais de uma receita, conforme o tamanho da torta. Também pode ser a base para tortas salgadas, rocamboles e sanduiches abertos. Use a imaginação e adapte a receita para o seu gosto!