Receitas

Conheça 8 dicas de cozinha para o dia a dia

Por Redação Doutíssima 20/02/2015

Você tem vontade de se arriscar na cozinha, preparar pratos criativos e deliciosos, mas tem receio por ser inexperiente?  Você não precisa ser o chef mais experiente para fazer as refeições do dia a dia. Com algumas dicas de cozinha e vontade, é possível enfrentar a missão. 

 

dicas de cozinha

Algumas observações podem falicitar a hora de preparar os alimentos em casa. Foto: iStock, Getty Images

 

Dicas de cozinha para ovo, salsa, cebola e tomate

 

Separamos algumas dicas de cozinha para você evitar problemas com os alimentos. Confira:

 

1. Ovo

 

Para evitar imprevisto com os ovos estragados, existem dicas de cozinha bem simples. Coloque, em um copo com água, o ovo com a ponta para baixo. Se o ovo estiver saudável, ele vai afundar e ficar no fundo do copo. Ou então, abra o ovo em um prato separado do que você está fazendo.

 

2. Salsa

 

Para quem gosta de temperos na comida, a salsinha não pode faltar. Para preparar a salsa, é essencial que ela esteja bem seca. Então, lave bem a salsinha, retire os talos das folhas. Seque as folhas com papel toalha e pique bem.

 

3. Cebola

 

Uma das dicas de cozinha é como evitar lágrimas ao cortar cebola.O enxofre, liberado pela cebola, provoca irritação ao entrar em contato com os olhos. Para evitar esse desconforto, corte a cebola em água corrente.

 

4. Tomate

 

Para retirar a casca do tomate sem que aconteça desperdício, você precisará cortar um X na base do tomate e colocá-lo, por alguns segundos, em um recipiente com água fervendo.

 

Depois, o mergulhe em um recipiente que tenha água com gelo. Você deve pegar o tomate e retirar a casca. O choque térmico faz com que a casca se desprenda facilmente.

 

Outras dicas de cozinha para o dia a dia

 

Além das dicas que você leu anteriormente, separamos outras para evitar mais imprevistos na arte de cozinhar. Confira:

 

1. Pimentão

 

Para que a digestão não fique lenta após comer legumes, é só retirar a casca. Lave bem o legume, espete-o com um garfo, coloque um pouco de óleo sobre ele e o aproxime das chamas do fogão.

 

Quando ele estiver chamuscado em todos os lados, desligue as chamas e use o papel toalha para esfregar toda a superfície do pimentão. A casca do pimentão deve sair com facilidade.

 

2. Manjericão

 

Muitas pessoas querem preparar uma massa tipicamente italiana. Então, a dica é não esquecer de dar o toque final com manjericão. Fique atento que as folhas do manjericão não aguentam ser cozidas. Por isso, ele é colocado só no final da preparação do prato ou no momento que será servido.

 

3. Arroz

 

São muitos tipos de arroz no supermercado, por isso, separamos algumas dicas de cozinha que ajudarão você na hora da compra do arroz. Quando for escolher o arroz, opte por grãos longos, pouco quebrados e não esqueça que a cor também é indicativo de qualidade.

 

Arroz com cor perolada apresenta melhor qualidade, já os de cor branca empapam mais na hora do preparo. Além disso, o arroz integral possui mais fibras e ajuda na dieta.

 

4. Frutas

 

Para que as frutas não fiquem escuras, ao descascá-las, você deve mergulhá-las em água com limão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!