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Esporte

Carboidratos e exercício físico: Cuidados a serem tomados

Por Renata Rodrigues de Oliveira 08/10/2014

 

Armazenado no fígado e em forma de glicogênio, o carboidrato tem importante papel na distribuição energética do corpo; por exemplo, seu consumo antes das atividades físicas pode diminuir ou retardar a fadiga muscular, já que esta está relacionada ao baixo nível de glicogênio no corpo. A inclusão de carboidrato na alimentação antes da prática de exercícios físicos como corrida e treinos, é necessária no sentido de suprimento energético de quem pratica a atividade. O caso de João, por exemplo, mostra como a falta deste componente pode afetar de maneira negativa a prática esportiva.

“Uma noite, após algumas cervejas, meu melhor amigo apostou que eu não terminaria uma maratona. Como alguém que nunca foge de uma aposta, decidi me inscrever para a maratona de Chicago, que seria três meses depois. Meu treinamento era esporádico, mas sou um corredor bastante forte e estava me sentindo muito confiante com minhas corridas ocasionais de 16 km. Foi uma viagem de carro  de seis horas até Chicago, para a qual saímos mais tarde que o planejado, de forma que não paramos para comer, mas compramos alguns petiscos quando paramos no posto para abastecer. Na entrada do hotel, era quase meia noite e estávamos famintos. Procuramos pelo jantar na lanchonete mais próxima, onde eu pedi para aumentar as porções para os tamanhos extragrandes; afinal de contas, eu ia correr a maratona. Na manhã seguinte, eu dormi demais, de forma que não tive tempo para o café da manhã.

Tudo estava indo bem até os 30 km, quando comecei a sentir como se estivesse me arrastando – como se tivesse trocado meus tênis de corrida por nadadeiras. Reduzi minha passada e continuei, quando no quilômetro seguinte eu vi meu melhor amigo me animando. Sua pele me pareceu estranhamente esverdeada. Um quilômetro e meio adiante apareceu novamente, mas dessa vez estava de cor azul. No mesmo momento, eu senti como se outro competidor estivesse montado sobre as minhas costas, mas eu estava cansado demais para discutir com ele, então decidi que apenas levaria nós dois até a linha de chegada, nem que fosse rastejando.

Após cerca de 800 m, eu percebi que todos os outros competidores estavam correndo na minha direção. Depois disso, só me lembro de que estava olhando para o chão. Isso foi quando uma pessoa se abaixou e disse: “Ei amigo, acho que já chega pra você! Os médicos estão a caminho”. Mais tarde eu descobri que eu caí porque havia esgotado meu glicogênio”.

maratona

 Carboidratos e uma maratona

Como vimos no caso de João, não se alimentar de forma correta pode ser perigoso à saúde.De acordo com seu relato, pode-se perceber que ele cometeu erros que fizeram com que ele não conseguisse finalizar a corrida. Aqui estão alguns fatores :

  • Treino esporádico;
  • Alimentou-se com uma refeição com muita gordura e pouco carboidrato na noite anterior à corrida;
  • Não se alimentou antes da corrida;
  • Ficou desorientado porque sua taxa de açúcar no sangue estava muito baixa;
  • Não pôde continuar a se exercitar porque seu glicogênio estava esgotado.

 

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Muitos esportistas ligados à recreação não se preocupam com a importância de carboidratos na alimentação, principalmente daqueles que praticam exercícios físicos com regularidade. Comer uma refeição com pouco carboidrato significou a João um início de corrida com reservas de glicogênio abaixo do ideal. Ele não aumentou as reservas na manhã porque não se alimentou antes da competição. Se ele tivesse um plano alimentar melhor, seria capaz de terminar a corrida e não perder a aposta com seu amigo. Fique atento ao mesclar alimentação e exercício físico.


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