Esporte

Sabia que o kitesurf queima calorias? Veja como

Por Redação Doutíssima 09/01/2015

Criado em 1985 pelos franceses Bruno e Dominique Legaignoux, o kitesurf surgiu da junção das palavras “kite” (pipa, em inglês) e “surf” (que significa “navegar”). Ele é um esporte realizado na água, que utiliza uma pipa (ou papagaio) e uma prancha para firmar os pés.

O objetivo da prática é deslizar sendo puxado pela pipa. Pode ser considerado uma mistura de surf, wakeboard e windsurfe. Recentemente, ele vem se popularizando no Brasil e no mundo todo.

kitesurf

Esporte é a cara do verão: pratique já para entrar em forma! Foto: iStock, Getty Images

Dependendo da intensidade da prática (que depende dos ventos e da movimentação aquática), o kitesurf pode queimar entre 250 e 400 calorias por hora do exercício.

Como é praticado o kitesurf

A pipa é presa por um cinto na pessoa que vai praticar, em sua cintura. Depois, ela se posiciona sobre a prancha na água. A partir de então, depende do vento para que a pipa se movimente, criando o impulso que fará o esportista deslizar com a prancha.

É também colocada uma barra de controle, para que o praticante possa orientar o trajeto, controlar a movimentação e realizar saltos. Para praticar o kitesurf é necessário primeiro escolher uma prancha, cujo formato depende do estilo do atleta.

Ela pode ser direcional (semelhante às pranchas de surf), bidirecional (sem frente e com os dois lados iguais) ou wakeboard (que flutua pouco). A kite (ou pipa) é o principal equipamento. Ela é feita do mesmo material que as asas deltas e paraquedas, em forma de asa com um arco.

Necessário para unir o atleta com a pipa é o cinto, feito de um material firme para segurar o corpo com as linhas. O kitesurf é direcionado com a barra de controle, através da qual é possível orientar o trajeto, conduzir a velocidade e “frear” a pipa. Ela tem, em geral, 90 centímetros de comprimento e só aciona a parada em caso de emergência.

Para conectar a pipa ao surfista, utilizam-se as linhas, que podem ser de três tipos diferentes (cada uma com uma função). As linhas Kevlar têm como objetivo controlar a kite e são muito resistentes, com pouca elasticidade.

A linha voo é a conexão entre a barra de controle e a pipa, medindo cerca de 30 metros. Já a linha de freio não costuma ser utilizada e serve para uma parada emergencial.

As manobras do kitesurf

Existem inúmeras formas de se praticar o kitesurf. Na água, os esportistas fazem manobras conduzindo a barra de controle e direcionando a pipa. Elas podem ser para mudar a direção da kite (manobra de transição), dar saltos no ar (manobra de salto) ou semelhantes às realizadas no surf tradicional, mas aumentando os níveis de dificuldade (manobra de onda).

São conferidos pontos diferentes para cada manobra, de acordo com sua intensidade e categoria. Como a preocupação maior em campeonatos é com a segurança do atleta e do público, foram elaboradas regras para a competição.

As baterias são disputadas por dois atletas cada, que vão concorrer pela classificação em uma próxima fase. O cruzamento entre os participantes da bateria tem regras específicas e rigorosas, levando em conta o direcionamento do vento. Caso as linhas se cruzem durante o esporte, pode haver acidentes graves, portanto é necessário realizar aulas práticas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!