Guia do Câncer

Aprenda a reconhecer os sintomas do câncer no colo do útero

Por Redação Doutíssima 11/10/2014

Os sintomas do câncer no colo do útero normalmente não aparecem, já que a doença é silenciosa. Isso acaba sendo bastante prejudicial, já que a paciente pode estar com o problema e não saber.

Quando o câncer do colo do útero é descoberto no inicio, as chances de cura são de 100%. Mas pela falta de sintomas, as pacientes acabam demorando a descobrir a doença. Por isso, é recomendado fazer o exame de papanicolau pelo menos uma vez por ano.

Esse exame preventivo não causa dor nenhuma para ser feito. O ginecologista retira uma amostra e manda examinar.

sintomas-do-câncer-no-colo-de-útero

Fique atenta aos sinais e, caso identifique algum deles, procure um médico. Foto: Shutterstock

Sintomas do câncer no colo do útero

Os sintomas do câncer no colo do útero costumam aparecer quando a doença já está em um estado mais avançado. Você pode sentir:

– Sangramento na vagina

Caso não esteja menstruada e perceber que está tendo sangramentos, procure um ginecologista. Às vezes acontece do ciclo menstrual estar desregulado, mas outras vezes pode ser um sintoma de algum problema grave.

– Corrimento

O corrimento sempre significa alguma coisa. Pode não ser algo sério, mas deve ser investigado assim que aparecer.

– Dor no baixo ventre

Essas dores são bem mais fortes do que as cólicas menstruais. Você vai sentir desconforto na região abaixo do frente frequentemente.

– Queixas urinárias

Esse problema é bem comum. Você sente vontade de urinar toda hora, mas a quantidade de urina é pequena. Sente sempre que a bexiga está cheia e tem desconfortos.

O problema é que esses sintomas são semelhantes à infecção urinária. Muitas pessoas acabam se confundido e achando que é uma simples infecção. É por isso que, com qualquer sintoma, deve-se sempre procurar o médico.

– Queixas intestinais

Esse é um dos sintomas do câncer no colo do útero que aparece normalmente quando a doença já está em estado mais avançado.

HPV e os sintomas do câncer no colo do útero

O câncer do colo do útero está ligado ao HPV. Ele afeta normalmente as mulheres que estão em fase reprodutiva. Não espere sentir os sintomas do câncer no colo do útero para procurar um ginecologista. Faça o exame preventivo.

Outros cuidados podem evitar que você tenha os sintomas do câncer no colo do útero. Tomar a vacina do HPV é uma forma de prevenir a doença.

Cuide também com o número de parceiros com quem você tem relações sexuais, não fume, faça exercícios físicos regularmente, mantenha o peso ideal, não tome pílulas anticoncepcionais por muito tempo e, o mais importante, utilize preservativo em todo o contato sexual.