O diabetes é uma doença séria, que precisa ser tratada e controlada a partir do momento do diagnóstico até que tenha sido revertida. Caso contrário, seu tratamento é contínuo até o fim da vida e a doença pode comprometer a saúde como um todo.
Medicamentos são o tratamento mais eficaz conhecido contra a doença – mas é possível aliar o seu uso a outras alternativas, como ervas e chá para diabetes.
Por que tomar chá para diabetes?
Em geral, todos os chás e ervas apresentam propriedades medicinais em diferentes potências, conforme o método de preparo e a quantidade consumida. A rotina de ingestão também pode afetar os resultados do chá para diabetes: em alguns casos, é melhor tomar a bebida em jejum, enquanto outras ervas são melhores após as refeições.
As ervas geralmente possuem influência sobre mais de uma possível enfermidade do corpo, e por isso podem interferir na saúde de maneiras não relacionadas com o diabetes. Antes de iniciar qualquer tratamento alternativo, é preciso ficar atento aos efeitos esperados e aos efeitos colaterais que podem ocorrer.
Principais opções de chá para diabetes
– Chá de casca de nozes
Este chá para diabetes é feito com a casca de nozes em pó. É preciso misturar uma colher se sopa do pó para cada xícara de água fervente, deixar descansar por alguns minutos e coar a bebida em coador de papel antes de beber. A dose indicada é de até cinco xícaras por dia.
– Chá de carqueja
Faça infusão com folhas de carqueja em água quase fervente e deixe por cerca de 10 minutos. Caso não encontre as folhas, é possível encontrar uma versão em pó do chá com indicações de preparo na embalagem. Tome de duas a três xícaras por dia.
– Chá de pata de vaca
Utilize as folhas da planta para preparar o chá para diabetes que tem poderes de controlar os níveis de glicose no corpo. Coloque as folhas de pata de vaca em água quente e aguarde. Beba ainda quente ou morno.
– Chá de chicória
Para este chá utilizam-se as raízes secas da chicória. A bebida é preparada pelo mesmo método de infusão que as demais, deixando descansar por 15 minutos antes de beber. Uma alternativa é deixar as raízes de molho em água da noite para o dia e beber pela manhã. O consumo indicado é de três a quatro xícaras por dia.
– Chá de alcachofra
Utilize uma colher de sopa de folhas trituradas e secas para cada xícara de água quente. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Recomenda-se a ingestão de duas a três xícaras da bebida por dia.
– Chá de erva mate
Este chá para diabetes é encontrado geralmente em saquinhos e o preparo deve seguir a indicação da embalagem. É recomendado o consumo de três ou quatro xícaras diariamente para que os benefícios sejam percebidos.
Lembre-se que as ervas têm poder medicinal e podem influenciar no efeito de alguns medicamentos, portanto sua ingestão deve ser feita sob aprovação médica.
Em casos de doenças que apresentam risco para a saúde, como diabetes, é importante manter seu médico informado sobre a rotina de medicações, ervas medicinais e até hábitos alimentares e de exercícios físicos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!