Remédios Caseiros

Chá de pata de vaca é opção caseira para enfrentar o diabetes

Por Redação Doutíssima 20/10/2014

A pata de vaca é uma árvore brasileira que possui lindas folhas. Na medicina popular, essa planta é muito conhecida por ser benéfica a pessoas que tenham diabetes. Pesquisas científicas já comprovaram que a planta tem a capacidade de diminuir os níveis de glicose no sangue.

pata-de-vaca

Planta é bastante popular no país e tem diversos benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Suas folhas possuem uma substância que tem efeito hipoglicemiante – ou seja, ajuda no combate à diabetes. No caso da pata de vaca, é a kaempferitrina, que possui a capacidade de estimular a absorção de glicose pelas células, o que é essencial para vítimas do diabetes.

 

Além disso, o extrato das folhas é capaz de reduzir os níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos, que complicam ainda mais o diabetes. Por isso, as pessoas que sofrem dessa doença devem cuidar não apenas do açúcar, mas também da alimentação em geral.

 

Benefícios do chá de pata de vaca

 

A essência da pata de vaca é utilizada para o desenvolvimento de remédios contra o diabetes. Os medicamentos feitos a partir da planta auxiliam no tratamento contra o diabetes tipo 2.

 

Outro benefício de consumir o chá é que essa bebida possui ação antioxidante. Desse modo, a planta ajuda a combater os radicais livres e auxilia que o indivíduo tenha um organismo mais saudável.

 

Mas as propriedades dessa planta não param por ai. Ela ajuda no emagrecimento, é diurética, depurativa, analgésica, trata doenças nos rins, fígado, vesícula, baço e estômago, previne e trata a anemia, combate doenças no coração e doenças urinárias, ajuda a controlar a hipertensão arterial, estimula o apetite, auxilia no tratamento da gota, diarreia e diurese.

 

Como preparar o chá de pata de vaca

 

Se você se interessou pela pata de vaca e quer beber o chá da planta, aprenda como se faz: separe 5 folhas para 500ml de água. Coloque a água em uma panela e deixe esquentar. Quando estiver bem quente, adicione as folhas da planta.

 

Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos e desligue. Depois, deixe parado por 10 minutos, antes de beber o chá. Se você preferir pode beber o chá gelado, basta colocar duas pedrinhas de gelo.

 

Mesmo sabendo da quantidade de benefícios que essa planta possui, é preciso de moderação na hora de consumir a pata de vaca. As folhas da planta possuem algumas substâncias químicas, que são responsáveis pelo efeito antidiabético.

 

Entretanto, as outras substâncias que também estão presentes na planta podem causar outros tipos de reações no organismo do indivíduo se for consumida em excesso. Pessoas grávidas ou que tenham alguma doença crônica não devem consumir o chá.

 

Se você quiser fazer um tratamento utilizando as propriedades do chá de pata de vaca, é importante que você consulte um especialista antes. Mesmo se tratando de uma planta medicinal, os efeitos adversos podem ser tão graves quanto os de um medicamento convencional.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros