Nutrição > Receitas

Caldo verde é opção leve para saborear no inverno

Por Redação Fortíssima 19/05/2016

O ganho de peso no inverno não é apenas uma impressão. Com a chegada das temperaturas frias, é comum que você passe a consumir alimentos mais pesados. Mas que tal apostar em uma alternativa que une sabor e baixo número de calorias? É o caso do caldo verde, que possui inúmeras variações e ainda oferece benefícios ao organismo.

Receita pode ajudar a manter o peso no inverno

Uma sopa quentinha no inverno pode ser o melhor tipo de refeição para você. Só que na hora de escolher a receita, é importante optar por aquelas mais leves em calorias e ricas em nutrientes. Assim, também é possível compensar a diminuição no ritmo dos exercícios físicos – atitude comum durante o frio.

Ocorre que não são apenas as guloseimas e o tempo frio que levam você a ganhar alguns quilos adicionais. A depressão causada pela mudança de estação também influencia o apetite e o humor de algumas pessoas.

Isso sem falar que você está geneticamente programado para comer e armazenar mais calorias no inverno. Segundo artigo publicado na Metabolic Syndrome and Related Disorders, o corpo é projetado para lidar com a escassez. Por isso, vale a pena apostar em boas receitas para não sair da linha.

O caldo verde, além de ser pobre em calorias, também possui muitos nutrientes e pode ser uma forma eficaz de consumir legumes e verduras nessa temporada. A couve-flor, por exemplo, contém antioxidantes que ajudam a prevenir mutações celulares e reduzir o estresse oxidativo dos radicais livres, prevenindo certos tipos de câncer.

Já a couve-manteiga é uma velha conhecida das pessoas que buscam uma alimentação mais saudávelTrata-se de um alimento rico em fibra dietética, nutriente que ajuda a reduzir a fome e auxilia no controle de peso.

É possível que também previna as gripes de inverno, já que 100g dessa couve proporciona duas vezes mais vitamina C do que o necessário por dia. Isso sem falar que você pode misturar os ingredientes e ainda acrescentar outros de sua preferência.

Caldo verde

O caldo verde é opção para aquecer o seu inverno. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar um caldo verde

O caldo verde é uma receita simples e que pode fazer parte da maioria das suas refeições, principalmente no jantar. E o melhor de tudo: o seu preparo é rápido, ideal para aqueles dias em que o tempo está curto. 

Ingredientes

1 maço de couve-flor

1 maço de couve-manteiga

1 dente de alho picado

½ cebola picada

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Filé de frango cozido e desfiado

Temperos a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, cozinhe a couve-flor. Em seguida, coloque-a no liquidificador com um pouco de água. Retornando à panela, refogue no azeite o alho e a cebola e depois junte a couve-flor processada para ferver.

Logo que levantar fervura, junte a couve picada bem fina e deixe cozinhar por mais dez minutos em fogo baixo. Finalmente, adicione o frango desfiado, temperos a gosto e uma pitada de sal e azeite. Sirva em seguida.

E aí, o que achou da receita de caldo verde? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.