Receitas

Chá de lavanda atenua a insônia e combate o estresse

Por Redação Doutíssima 05/11/2014

Reconhecida por suas propriedades terapêuticas, beleza da flor e aroma agradável, a lavanda ainda também tem diversos benefícios, que podem ser aproveitados com a ingestão do chá de lavanda.

chá-de-lavanda

Chá feito com a bela flor tem vários benefícios ao corpo e à mente. Foto: iStock, Getty Images

A bebida é especialmente eficiente no combate aos distúrbios do sono e ao estresse. O relaxamento promovido pelo seu perfume é muito apreciado – inclusive pela indústria de cosméticos como shampoos, cremes e pela aromaterapia.

A utilização da lavanda é muito antiga: era a planta favorita dos egípcios, utilizada inclusive na mumificação de nobres e sacerdotes. Seu aroma exótico é relatado até nos livros de história, pois foi a fragrância utilizada por Cleópatra para conquistar Júlio César e Marco Antônio.

Vinda da família das “Lavandula”, é uma planta com flores de cor lilás e roxo, e em alguns países é chamada de alfazema. Mas como tirar o máximo proveito desta plantinha tão especial?

Chá de lavanda contra insônia

O chá desta planta é uma potente bebida para vencer a insônia e os distúrbios do sono. Suas propriedades relaxantes fazem a diferença na hora de ter uma boa noite de sono.

Para garantir uma noite de sono tranquila e regeneradora, crie o hábito de tomar uma xícara do chá de lavanda na hora de ir dormir, pois o efeito é quase imediato.

Quando vira rotina e você faz a ingestão diária as propriedades são ampliadas, pois o organismo já associa o chá à hora do sono. A planta também é um ótimo relaxante muscular, o que facilita um sono reparador.

Combata o estresse com o chá de lavanda

Crises de ansiedade, tremores, taquicardia, nervosismo, enxaqueca, dores de cabeça, além da própria insônia e outros sintomas provocados pelo estresse podem ser amenizados e/ou eliminados com o chá de lavanda.

As mesmas propriedades calmantes e relaxantes que ajudam na hora de dormir servirão para atacar estes terríveis efeitos provocados pelo estresse. Crie uma rotina de ingestão da bebida. O turno da noite é o mais indicado, já que o relaxamento também provoca sono, o que é complicado administrar ao longo do dia com a rotina de atividades.

Outros benefícios

Além das aplicações citadas, muitas outras vantagens são associadas ao consumo do chá de lavanda. Entre seus princípios ativos estão a cumarina, saponinas, princípio amargo, taninos e óleo volátil com o aroma característico da lavanda, responsáveis pela gama de princípios benéficos da bebida.

A infusão tem ação expectorante, limpando as vias respiratórias e combatendo a tosse. Sendo assim, combate doenças como a bronquite e a asma.

Problemas em todo aparelho gastrointestinal também podem ser amenizados com o consumo do chá. Isto inclui náuseas, problemas gástricos, acidez, dispepsia flatulenta, gases intestinais, sensação de barriga inchada e até mau hálito. Dores reumáticas também podem se beneficiar das suas propriedades relaxantes, atenuando o problema.

O chá de lavanda ainda atua como purificante e calmante da pele com acne, picada por insetos, com psoríase, com queimaduras e dermatites. A caspa também pode encontrar solução na aplicação da infusão diariamente no couro cabeludo, o que deixará a raiz do cabelo saudável e mais forte.