Dieta

Dieta Dukan: receitas para incluir em seu cardápio

Por Redação Doutíssima 21/10/2014

Por ser um pouco restritiva nas primeiras fases, algumas pessoas acabam encontrando dificuldades na realização e manutenção da Dieta Dukan. Na fase das proteínas puras, uma das principais queixas é a hora do café da manhã.

dieta-dukan

Baseada em proteínas, dieta pode ser difícil de seguir no início. Foto: iStock, Getty Images

Mas algumas receitas simples e criativas podem resolver este problema e manter o propósito do emagrecimento. Separamos uma série de receitas abaixo que mantêm você na Dieta Dukan e ainda podem ser consumidas ao longo do dia.

 

Você vai ver que, mesmo utilizando apenas os ingredientes permitidos, é possível fazer pratos saborosos e variados. Ter satisfação ao se alimentar é fundamental para conseguir se manter dentro da Dieta Dukan e evitar deslizes e ataques a alimentos proibidos.

 

Receitas para a Dieta Dukan

 

– Panqueca Dukan

Ingredientes:

1 e ½ colher de sopa de farelo de aveia

1 colher de sopa iogurte natural

1 ovo (se preferir, também pode usar apenas a clara)

15/20 gotas de adoçante ou uma pitada de sal, depende se quiser doce ou salgada. Para o doce, ainda pode polvilhar um pouco de canela. A versão salgada pode ganhar um pouco de orégano ou especiarias.

 

Modo de Preparo:

 

Bata tudo em um prato fundo e leve a uma frigideira antiaderente. Quando soltar de um lado, vire e deixe dourar do outro. Para rechear, pode utilizar requeijão ou cream cheese light, fatias de presunto, carne refogada ou peito de peru. Se já tiver saído da primeira fase, pode incrementar e servir com legumes refogados.

 

– Omelete Dukan

 

Ingredientes para 1 porção:

3 claras

1 gema

1 colher de sopa de requeijão light

Para variar o sabor da omelete opte por atum, camarões ou presunto. Se estiver já na fase 2 em diante, inclua tomates, espinafre, cenoura, brócolis e outras verduras e legumes. Temperos, cebolinha e cheiro verde também são bem-vindos.

 

Modo de Preparo:

 

Bata as claras em neve, acrescente a gema, o requeijão, o ingrediente do sabor escolhido e temperos. Despeje em uma frigideira antiaderente e deixe assar bem dos dois lados. Está pronto mais um prato da sua Dieta Dukan.

 

– Carne desfiada

 

Ingredientes:

1 peça de lagarto de tamanho médio

2 cebolas

1 dente de alho

2 tomates

1 pimentão vermelho

Salsinha e cebolinha

Sal e pimenta a gosto

 

Modo de Preparo:

 

Leve a carne para a panela de pressão por tempo suficiente para ela começar a desmanchar. Desfie a carne e reserve a água em cozimento. Doure a cebola em panela antiaderente, acrescentando um pouco do caldo para não queimar.

Coloque o alho, os tomates, o pimentão e os temperos a seu gosto. Acrescente a carne já desfiada e cozinhe com a tampa fechada para que o sabor dos temperos se agregue a carne. Sirva com cebolinha e salsinha essa receita da Dieta Dukan.

 

– Estrogonofe de frango

 

Ingredientes:

200 gramas de filé de frango picado

½ cebola

1 dente de alho

2 colheres de sopa de requeijão light

1 colher de sopa de leite desnatado

Condimentos a gosto (sal, noz-moscada, pimenta-do-reino, ervas finas)

 

Modo de Preparo:

 

Em uma panela antiaderente, refogue a cebola e o alho, colocando gotas de água, se necessário. Acrescente o frango e os temperos. Quando estiver cozido, acrescente o requeijão e leite suficiente para deixar uma consistência cremosa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!