Dica do Nutricionista

Saiba como o consumo de refrigerantes e sucos de caixinha estão relacionados ao ganho de peso

Por Renata Rodrigues de Oliveira 30/10/2014

Estudos atuais mostram, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), um aumento de 500% no consumo de refrigerantes nos últimos 50 anos. Foi comprovado que eles constituem a maior fonte de açúcar adicionado da dieta.

 

consumo de refrigerantes

foto: shutterstock

 

Atualmente, a maioria dos americanos e cerca de metade dos adolescentes tem um grande hábito diário de consumo refrigerantes. Pesquisas analisaram a tendência ao consumo de bebidas (como, por exemplo, leite, suco de frutas, refrigerantes, bebidas à base de frutas, café, chá e bebidas alcoólicas) num período de 1977 a 2001 e foi constatado um aumento na obtenção de energia através de, principalmente, refrigerantes e sucos de frutas.

A obesidade acontece devido à adição de calorias à dieta, proveniente dos alimentos líquidos que são principalmente adicionados de açúcar; aumentando assim a ingestão energética total.

Malefícios do refrigerante, fique atento:

– A presença de sódio no refrigerante é um fator de risco para um possível desenvolvimento da hipertensão arterial.

– A enorme quantidade de açúcar, como foi dito à cima, adiciona um valor calórico enorme para dieta.

– A grande quantidade de calorias, pode levar à doenças, tais como: Sobrepeso, obesidade, síndrome metabólica e diabetes.
– A prensença de fósforo na bebida: Essa substância é capaz de prejudicar a absorção de nutrientes de outros alimentos. Causando então uma possível desnutrição no corpo.
– Pesquisas apontam também, uma possível relação entre o consumo de fósforo (presente em refrigerantes) ao câncer de pele.
– Ao fazer consumo de refrigerantes você adquire substâncias prejudiciais, elas não possuem algum valor nutricional, o que pode prejudicar a sua dieta e gerar várias outros problemas mais graves.
– O açúcar presente na bebida, também pode ser capaz de gerar cáries, tanto em adultos, quanto em crianças. E mesmo as versões lights, possuem ácidos, que podem danificar o esmalte presente nos dentes.
– A presença de corantes : A maioria deles possuem substâncias cancerígenas.
– Outro aspecto crucial : Quando fazemos consumo de refrigerantes, estamos deixando de ingerir outras bebidas que seriam muito mais saudáveis.

Como substituir o refrigerante e os sucos de caixinha ?

 

consumo de refrigerantes

foto: shutterstock

 

-Água : Não podemos nuncas esquecer que o corpo humano necessidade de 2 litros de água por dia para proporcionar um bom funcionamento dos órgãos. Além disso, ela é capaz de reduzir o apetite.
– Água de coco: além de hidratar, como é o caso da água, ela possui nutrientes, que podem te ajudar a manter a sua dieta.
-Sucos naturais : Esqueça os sucos de caixinha. Os sucos naturais possuem um alto teor de nutrientes, capaz de hidratar e são também saborosos. Não esqueça que o ideal é não fazer o uso de açúcar, e de preferência não coar, para não perdermos as fibras contidas nas frutas.
Chás : Faça sempre o uso de chás durante o seu dia. Eles podem ser frios ou quentes, eles podem ser altamente benéficos para a saúde. Além de serem ótimos aliados durante uma gripe ou um resfriado.
– Frutas : Por mais que não sejam uma bebida, elas são capazes de hidratar o corpo, e possuem bastantes nutrientes, evitando assim, inúmero doenças como hipertensão, obesidade e sobre peso.