Dica do Nutricionista

Pare de comer diante da televisão! Refeições com família melhora o convívio social

Por Redação Doutíssima 14/05/2014

Se você tem o hábito de comer diante da televisão, em vez de fazer suas refeições com familiares e amigos, é melhor rever seus conceitos. Pesquisas comprovam que quando estamos em frente à televisão comemos mais do que o necessário, pois esquecemos que estamos satisfeitos e comemos automaticamente.

Desta forma, o ato de comer fica associado a estímulos externos e não à fome propriamente dita O resultado principal de comer diante da televisão é, na verdade, a conquista de quilos extras e prejuízos à saúde. Algo que ninguém quer para si, não é mesmo?

comer diante da televisão

O hábito de comer diante da televisão desvia o foco que deveria ser na comida. Foto: Shutterstock

Riscos ao comer diante da televisão

O ato de comer diante da televisão, por conta do foco não estar tão voltado à alimentação e sim à programação que está passando no aparelho, aumenta as chances do consumo de guloseimas de maneira exagerada, as quais comprometem a saúde. Estudos revelam que as pessoas comem de 42% a 44% mais batatas fritas e pipocas quando estão assistindo a filmes e shows. Por isso, troque o sofá pela mesa.

Uma boa refeição é aquela programada e que leve de 20 a 30 minutos. Se você demora menos para comer, é possível que esteja mastigando pouco os alimentos, o que pode se revelar um grande problema.

Não acostume uma criança a comer diante da televisão simplesmente porque quer distraí-la. Assim, esta criança crescerá acostumada a comer sem prestar atenção no que está comendo, nem no que o garfo espeta e, muito menos, na quantidade que está comendo.

Desta forma, quando for adulto, a probabilidade de não apreciar uma comida em um ambiente calmo e tranquilo será muito grande. A maioria só será capaz de ingerir comidas industrializadas ou guloseimas em frente à televisão.

Hábitos durante uma refeição

Assim como não se deve comer diante da televisão, a mastigação também é importante para uma melhor digestão e absorção dos alimentos. Quando mastigamos devagar, atingimos mais precocemente a saciedade e, então, comemos menos.

Além disso, fazer as refeições à mesa, com a família ou amigos melhora o convívio social. Aproveite este tempo para interagir com as pessoas a sua volta, saber do dia de cada um, conversar e falar da sua vida também.

Além do hábito de comer diante a televisão, existem algumas pessoas que optam por comer em frente ao computador. Da mesma forma que a televisão desvia o seu foco dos alimentos, o computador também faz você não prestar atenção no que está comendo. Este ato prejudica o individuo pelos mesmos motivos de comer diante da televisão.

Por isso, na hora das refeições, prefira um ambiente mais calmo e, de preferência, com amigos ou familiares. Desligue qualquer aparelho eletrônico como celular, computador, televisão ou rádio. Isso ajudará a ter uma alimentação mais saudável e mais prazerosa.

Por fim, para quem precisa de mais motivos para deixar a televisão um pouco de lado, preste atenção: estudos comprovam que pessoas que assistem à televisão por mais de sete horas por dia tem 50% mais chances de desenvolver perda de memória. Por isso, saia da frente da televisão, vá ler um livro ou dar uma volta no parque. Sua saúde agradece!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso