Dica do Nutricionista

Bebida láctea não é iogurte. Entenda as diferenças

Por Redação Doutíssima 04/11/2014

Você já comprou uma bebida láctea pensando que fosse iogurte? Isso é muito comum, pois a embalagem de ambos os produtos são praticamente iguais. Por serem derivados do leite, o gosto também. Mas você sabia que os dois são diferentes? A diferença está na formulação das bebidas, tão apreciadas pelos brasileiros.

bebida-láctea

Saiba bem o que está bebendo na hora de buscar mais saúde. Foto: iStock, Getty Images

Principais diferenças entre bebida láctea e iogurte

O iogurte é feito basicamente de leite fermentado com bactérias específicas para sua produção. É mais consistente também, e não conta com adição de gordura que não a láctea. Ainda pode ser, ou não, acrescido polpa de fruta em sua formulação.

Já a bebida láctea, como o nome diz, também é derivada do leite. Diferentemente do iogurte, tem pelo menos 51% de base láctea e o soro de leite é obrigatório em sua composição. Por ter menos leite em sua formulação, é mais leve que o iogurte.

A bebida pode ser uma boa alternativa ao leite do desjejum ou ainda no lanche da tarde, e até uma aliada de quem está pensando em emagrecer. Isso porque a quantidade de açúcar presente em um copo de 200 ml é de 55% da dose recomenda para o dia, enquanto no iogurte esse número sobe para 61%.

A bebida láctea, assim como todo o derivado do leite, também é fonte de cálcio e proteínas, necessários para os ossos e para a massa muscular, respectivamente. A quantidade de cálcio, porém, é menor que a do iogurte. Em 200 gramas de iogurte há 184 mg de cálcio, contra 153 mg na láctea.

Assim como o iogurte, a bebida láctea – que até bem pouco tempo era considerada sobra da fabricação do queijo – também não pode ser considerada uma bebida funcional, ou seja, que tem microorganismos capazes de agir na flora intestinal.

Segundo explicam os nutricionistas, os Lactobacilos presentes nela não são tão significativos, ou seja, podem não estar viáveis à colonização após passar pelo nosso trato intestinal.

Mesmo com tantas diferenças, a bebida láctea é saborosa e uma alternativa ao iogurte, não pela composição, mas pelo preço, já que é mais barata, podendo chegar a custar metade do preço do iogurte.

Para quem gosta de frutas, a bebida láctea também pode ser encontrada em diversos sabores, como frutas vermelhas, morango, salada de frutas, coco.

Entenda as diferenças entre bebida láctea e iogurte

 A bebida láctea tem 51% de base láctea e o soro de leite é obrigatório em sua composição

– Ela tem menos calorias que o iogurte

– O iogurte tem mais bactérias benéficas ao nosso organismo

– Ela pode ter na composição gordura vegetal

– O teor mínimo de proteínas na bebida láctea é 1g/100g; no iogurte, a quantidade de proteína não pode ser menor do que 2,03g/100g ou 2,9/100g

– Para ter consistência de iogurte, a bebida láctea precisa ter acréscimo de amido de milho. Já o iogurte, para ficar firme, tem a adição de leite em pó

– Ela é mais barata que iogurte, podendo custar metade do preço.