Dica do Nutricionista

Marmita fitness: cuidados com a comida potencializam malhação

Por Redação Doutíssima 12/04/2015

É só entrar nas redes sociais que você vê pessoas fotografando marmita fitness no trabalho, no ônibus e nas faculdades. A pergunta que fica é: qual a sua função? A questão é que, mesmo que você pratique exercícios regularmente e mantenha bons hábitos de saúde, a correria do dia a dia pode levar a se descuidar da alimentação.

Com a falta de cuidado com os alimentos, você pode comprometer o seu plano de vida saudável. Para solucionar esse problema, a marmita é uma maneira prática de manter a alimentação equilibrada a qualquer hora ou lugar. Quer saber por que “finess”? Confira a seguir.

marmita fitness

A marmita é uma alternativa para manter uma alimentação saudável no dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

Marmita fitness: driblando a falta de tempo

Ter uma alimentação saudável inicia antes mesmo de você se alimentar. É preciso ter em mente o grupo de alimentos certos para manter uma dieta equilibrada, escolher bem esses alimentos e, na hora do preparo, não cometer excessos que podem colocar as propriedades deles a perder, como muito sal, óleo, açúcar ou outros produtos prejudiciais.

Além disso, a falta de tempo para cozinhar adequadamente esses alimentos pode ser apontada como um dos principais fatores para que se opte por comidas menos saudáveis no dia a dia. Nessa lacuna entram, inclusive, as escapadas nas refeições com produtos pouco nutritivos, calóricos ou não recomendados.

Para que essas desculpas fossem abolidas da rotina dos que querem ter um estilo de vida mais saudável é que foi criada a Marmita Fitness. Empresa que tem contribuído com os hábitos alimentares dos habitantes do ABC Paulista.

Por meio de um pedido feito com a antecipação de dois dias, a empresa prepara um cardápio de acordo com as escolhas do clientes ou oferece kits com pratos prontos. A praticidade mantém as refeições balanceadas, independentemente do ritmo de vida.

 

Como preparar uma marmita fitness

A novidade só está disponível para alguns municípios paulistas, porém serve de inspiração para tornar a refeição, mesmo fora de casa, uma aliada dos exercícios físicos, fazendo a sua própria marmita fitness.

De acordo com o diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), ao montar a marmita em casa, a pessoa conhece os produtos usados e pode manter a alimentação saudável, com a presença de macro e micronutrientes.

Porém, para montar a marmita, é necessário um pouco de organização, já que os alimentos devem ser preparados na noite anterior ao consumo. Para os que dispõem de tempo apenas aos finais de semana, o segredo é reservar um tempinho para preparar alimentos que possam ser congelados em pequenas porções para a semana inteira.

Se você passa o dia fora de casa, comece pensando nos lanches da manhã e da tarde. Para esses, combine proteína e carboidrato. Esses dois elementos fornecem energia e saciedade.

 

Iogurte, com sabor de sua preferência, é uma ótima fonte de proteína. Mas se não tiver como conservar em ambiente refrigerado, opte por barrinha de cereal. A praticidade da banana também pode estar na sua marmita fitness, por ser uma fruta que contém potássio, item essencial para quem perde muito suor durante os treinos.

Para as refeições principais, se você pratica exercícios e quer turbinar o corpo, inclua na sua marmita fitness batata doce, arroz e pães integrais, além de grãos como linhaça dourada, aveia, quinoa  e como sobremesa, salada de frutas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!