[the_ad_group id="16401"]
Dica do Nutricionista

Descubra 5 benefícios do iogurte para a sua saúde

Por Redação Doutíssima 06/07/2014

Dentre as mais variadas vantagens em inserir o iogurte na alimentação, além do seu efeito vigoroso na regulação da flora intestinal, está no auxílio que este alimento presta ao processo de emagrecimento e ao sistema imunológico. Pesquisas recentes mostram que consumir iogurte todos os dias pode trazer inúmeros benefícios à saúde.

O iogurte e seus benefícios

O iogurte é excelente fonte de proteínas, minerais e vitaminas, e possui baixo teor calórico, menos lactose que o leite comum e o melhor de tudo, é que se trata de um alimento bastante saboroso. Pode ser consumido e preparado com outros produtos alimentares, como frutas, de forma prática e fácil de ser incluída na alimentação diária. Confira outras vantagens e acrescente o iogurte na sua dieta.

Comer iogurte regula o intestino, emagrece e ainda deixa sua pele mais bonita. Foto: Shutterstock

Comer iogurte regula o intestino, emagrece e ainda deixa sua pele mais bonita. Foto: Shutterstock

1. Iogurte emagrece

O iogurte é pobre em calorias (cerca de 69 kcal em 100g – na versão natural e integral) e funciona muito bem para tapear a fome entre as refeições, substituindo as tradicionais bolachas e os pães. O consumo de cálcio, nutriente do qual o iogurte é uma das mais importantes fontes, auxilia na perda de peso. O consumo adequado acaba ajudando no controle de peso tanto em adultos quanto em crianças.

2. Iogurte reúne vitaminas e minerais

O iogurte é uma excelente fonte de nutrientes importantes, como potássio, fósforo, vitaminas A, B6 e B12, riboflavina, ácido fólico e niacina. Ele possui 10 vezes mais ácido fólico do que o leite usado em sua elaboração, devido à atividade das bactérias envolvidas na fermentação.

3. Iogurte oferece mais cálcio

Sabe-se que o mineral ajuda a fortalecer ossos e dentes e é responsável pela comunicação entre as células nervosas, além de participar do processo de coagulação sanguínea e ajudar na cicatrização de feridas. O iogurte auxilia no equilíbrio da pressão arterial e contribui para a dilatação dos vasos protegendo o coração.

4. Iogurte reforça o sistema imunológico

O iogurte reforça o exército de bactérias benfeitoras, chamado de flora ou microbiota intestinal. Isto é bom porque, além de aumentar a resistência do organismo, essas bactérias melhoram a integridade da mucosa intestinal e, consequentemente, a absorção de nutrientes importantes para a manutenção de uma qualidade em termos de saúde.

5. Iogurte deixa a pele mais bonita

Você já deve ter ouvido falar que um pote de iogurte vale por um tratamento de beleza, não? Isto acontece porque as proteínas do alimento são fundamentais para a construção, reparação e renovação de todos os tecidos do corpo. Em segundo lugar, se vai mais vezes ao banheiro, isto ajuda a eliminar mais rapidamente as toxinas, melhorando a aparência geral da pele que fica mais lisa. Durante a fermentação, a lactose do leite é transformada em ácido lático, conhecido como hidratante, esfoliante e antimicrobiano. Assim, ele consegue suavizar rugas e ajudar a manter a firmeza da pele. Saiba que, além de comer iogurte, você pode usá-lo como máscara ou comprar produtos que tenham esse ingrediente em sua formulação cosmética.

 

ttps://www.youtube.com/watch?v=wWW8tSzChSo

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

 

7 Maneiras de secar a barriga com iogurte grego

Iogurte natural frozen: não caia nesta armadilha

Acidose metabólica: sintomas, causas e tratamento

Aminoácido: Descubra 8 Alimentos ricos em arginina

Efeitos Colaterais do ácido retinóico

Ácido úrico elevado: conheça os sintomas, causas e tratamento

6 alimentos que você deveria sempre comer


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]