Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para aliviar a dor nas articulações

Por Redação Doutíssima 20/10/2014

A rigidez e dor nas articulações não são um privilégio somente de pessoas com mais idade. Essas condições também podem ser sintomas de doenças como a artrite reumatoide, osteoartrite, bursite, tendinite, gota ou lúpus; ou então por uma tensão ou lesões nos ligamentos e tendões de uma articulação. Para combater a dor, além de tratamento médico especializado, você pode tentar remédios caseiros que agem diretamente sobre os sintomas.

dor-nas-articulações

Dor e rigidez nas articulações podem ser sintomas de alguma doença degenerativa. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar a dor nas articulações

A dor nas articulações pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Mas ela surge com mais frequência nos joelhos, ombros e quadris. A dor pode variar de leve a grave e pode ser acompanhada de inchaço e rigidez, em uma ou mais articulações.

Esse desconforto é mais grave especialmente quando sua origem são doenças degenerativas, como a artrite. Nesses casos, necessita de diagnóstico e tratamento médico adequado. Você também deve consultar seu médico se a dor é acompanhada por inchaço, vermelhidão e hipersensibilidade, ou dura mais de três dias. Se você sofre de uma dor nas articulações mais branda, pode tentar um tratamento a base de remédios caseiros e naturais.

Remédios caseiros para aliviar a dor nas articulações

Tratamentos naturais contra a dor nas articulações pode fazer o seu médico diminuir a quantidade receitada de medicação que você precisa tomar. Os remédios caseiros, como ervas, alimentos saudáveis ​​e exercício são ótimas maneiras de ajudar a aliviar as dores. Veja algumas das nossas receitas:

Pimenta caiena

Conhecida por seu sabor picante, a pimenta de caiena é uma excelente pomada tópica que alivia a dor nas articulações. Massagear a pimenta sobre a área afetada provoca uma leve irritação, que, por sua vez, “distrai” os nervos da dor articular. As aplicações tópicas repetidas de pimenta caiena podem reduzir significativamente a dor da artrite.

Para preparar a receita, basta misturar duas colheres de sopa de pimenta caiena com meia xícara de manteiga de cacau ou óleo de coco. Aplique diretamente na articulação dolorida. Você também pode misturar meia colher de chá de pimenta caiena com uma xícara de vinagre de maçã e mergulhar as mãos ou os pés doloridos por 20 minutos para reduzir a inflamação.

Suco de uva e pectina

A combinação de pectina, que é encontrada em muitas plantas, e o suco de uva, pode ser de grande utilidade para pessoas que sofrem de inflamação e dor nas articulações. O suco de uva é rico em antioxidantes, entre eles as antocianinas, que são conhecidas pelo seu efeito na redução da inflamação e da quantidade de líquidos nas articulações.

É melhor comprar a pectina em lojas de alimentos naturais, para ter certeza que o produto é de qualidade. Misture meia xícara de suco de uva com 2 colheres de sopa de pectina. Adicione água, se necessário, e beba a mistura duas vezes por dia, durante 6 semanas, reduzindo a frequência até que os sintomas desapareçam.

Alcaçuz

O alcaçuz atua como um corticosteroide natural, que reduz a inflamação. Além disso, diminui os radicais livres no local e inibe a produção da enzima que está envolvida no processo inflamatório. Existe uma grande variedade de produtos à base deste ingrediente, como chás, tinturas e suplementos. É importante lembrar que o alcaçuz não é para todos – pessoas com problemas de pressão arterial devem evitar esta erva completamente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!