Medicina Alternativa

Roséola infantil: aprenda a fazer um remédio caseiro

Por Redação Doutíssima 14/01/2015

Uma criança pequena está sujeita há uma série de doenças típicas dessa fase, e muitas delas são difíceis de evitar. A maior parte delas não é graves, mas alguns cuidados básicos sempre devem ser tomados. A roséola infantil é uma dessas enfermidades típicas da infância que, embora seja inofensiva, costuma provocar pânico nos pais.

 

roséola infantil

Remédios caseiros combatem os sintomas da roséola infantil. Foto: iStock, Getty Images

A doença se manifesta como uma febre alta e insistente, sem motivo aparente. Também é conhecida como exantema súbito, febre dos três dias ou sexta doença. Quase todos os adultos possuem os anticorpos necessários para combater essa doença infecciosa.

 

Saiba mais sobre a roséola infantil

 

Essa é uma infecção viral bastante comum, que tem como principais vítimas as crianças entre os seis meses e três anos de idade, e que causa erupções cutâneas (manchas avermelhadas na pele), precedidas de febre alta e repentina.

Em geral, não é grave, mas é necessário ter atenção em caso de febre muito alta, pois esse sintoma pode ocasionar em convulsões. A roséola infantil é causada por dois tipos de vírus do herpes, e se espalha através do contato entre as pessoas (ar, secreções ou saliva).

Habitualmente, aparece no outono e primavera, e geralmente em surtos locais. O período de incubação do vírus é de cinco a 15 dias. A febre varia de 38º C a 40º C durante três ou quatro dias.

Estatísticas apontam que aproximadamente 30% das crianças apresentam erupções quando a febre desce e, em geral, ficam localizadas mais no peito e abdômen e menos na face e nos membros. Estas manchas avermelhadas costumam desaparecer após o quarto dia de infecção.

Os sintomas da roséola infantil incluem, além da febre alta e repentina e das erupções cutâneas, leves dores de garganta, ínguas ao redor do pescoço, perda de apetite, diarreia e irritabilidade. Algumas crianças, entretanto, apresentam sintomas tão sutis, que fica difícil diagnosticar.

 

Remédios caseiros contra a roséola infantil

 

Entre os remédios caseiros para aliviar os sintomas da roséola infantil, temos o chá de freixo, árvore proveniente da família das oliveiras, uma planta medicinal com propriedades antipiréticas, bastante eficiente contra a febre alta, uma das principais características da doença.

Para fazer o chá, pegue 25 gramas da casca seca de freixo e coloque em meio litro de água. Leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Ofereça à criança três a quatro xícaras deste chá por dia.

O banho morno e pano molhado em água fria na testa ou axilas durante alguns minutos também pode ser um bom aliado para baixar a febre da criança. Na fase da febre, mantenha a criança com roupas confortáveis evitando suores excessivos.

Ofereça bastante líquido para que ela não fique com desidratação. Se for o caso, administre antitérmicos, especialmente se a febre estiver muito alta e a criança estiver claramente incomodada. Depois que a febre baixar, a criança ainda pode ficar irritada e manhosa por alguns dias. Tenha paciência.

Geralmente, a criança não pega roséola infantil mais de uma vez, no entanto, em alguns casos, pode ser contaminada com outro vírus da mesma família, apresentando os sintomas pela segunda vez.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!