Medicina Alternativa

Olhos ardendo: aprenda a preparar remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 11/01/2015

Além de causar desconforto, os olhos ardendo deixam a fisionomia da pessoa com aspecto vermelho, que lembra o choro e o cansaço. Esse tipo de irritação é comum e suas causas são das mais variadas.

Em casos mais extremos, recomenda-se consultar um oftalmologista, para que ele faça o diagnóstico correto. Ele poderá recomendar o uso de um colírio, que amenizará ou acabará com os sintomas. Mas se a ardência é um daqueles casos corriqueiros e não parece ser sinal de nada mais grave, pode ser combatida com remédios naturais e caseiros.

 

olhos ardendo

Receitas caseiras ajudam a amenizar a ardência nos olhos. Foto: iStock, Getty Images

 

Soro fisiológico caseiro para olhos ardendo

 

O soro fisiológico é uma ótima alternativa para aliviar a desconfortável condição de ter os olhos ardendo. Para fazê-lo em casa, basta misturar água destilada (pode-se substituir por água mineral ou fervida) com sal.

Não se esqueça de conservá-lo na geladeira para não estragar. Você poderá pingar de duas a quatro gotas desse remédio caseiro todos os dias nos olhos, até que os sintomas parem. Ele também é recomendado para higienizar lentes de contato, limpar as narinas e ferimentos, além de ser utilizado em nebulizações.

 

Chá de ervas

 

Algumas plantas possuem propriedades anti-inflamatórias e calmantes, que podem aliviar os sintomas e a aparência dos olhos ardendo. Este é o caso da calêndula, da flor de sabugueiro e da eufrásia, três plantas medicinais que são de fácil acesso. Se você quer diminuir a coceira e a vermelhidão, faça compressas sobre os olhos com a seguinte receita:

Ingredientes:

– 1 colher de chá de calêndula seca

– 1 colher de chá de flor de sabugueiro seca

– 1 colher de chá de eufrásia seca

– 250 ml de água

Modo de Preparo

Ferva bem a água, coloque as três plantas em um recipiente com tampa e, depois que a água estiver fervida, despeje-a sobre as ervas. Tampe o líquido e o deixe descansar por 15 minutos. Feito isso, coe o chá e espere amornar.

Molhe pedaços de algodão com a mistura e coloque sobre os olhos, deixando agir por 10 minutos. Repita o procedimento por no mínimo quatro vezes no dia. Se, por acaso, após três dias utilizando o chá, você continuar com os olhos ardendo procure um médico.

 

Causas dos olhos ardendo

 

Ás vezes ficamos com os olhos ardendo e nem sabemos ao certo o motivo. A irritação ocular pode ser causada tanto por fatores externos – como sujeiras que eventualmente caem nos olhos, por exemplo – quanto por problemas internos – no caso de infecções e doenças. Veja algumas situações que podem causar a irritação.

– Alergias

Conjuntivite

– Febre no feno

– Infecções por bactérias

– Irritação a produtos químicos (cloro de piscina, algumas marcas de maquiagem, cremes faciais, produtos de limpeza)

– Irritação com componentes do ar, como fumaça de fábricas, carros ou cigarros, e cheiros de perfumes

– Miopia e outros problemas de visão

– Olhos ressecados

– Renite

Sujeira nas lentes de contato