Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para aliviar a sensação de pernas cansadas

Por Redação Doutíssima 19/10/2014

Após um dia de trabalho intenso – mesmo quando passamos boa parte do tempo sentados – é comum que tenhamos a sensação de pernas cansadas. Pode parecer algo natural e sem grande importância, mas esse pode ser um sintoma de doenças circulatórias.

A condição pode, por exemplo, surgir a partir da perda da capacidade que as veias têm de transportar o sangue de volta ao coração. Por isso, é recomendável averiguar e tratar o problema – e, para isso, há uma série de soluções caseiras.

pernas-cansadas

A sensação de pernas cansadas pode ser devido a problemas de circulação. Foto: iStock, Getty Images

Pernas cansadas podem ter várias causas

Atualmente, os profissionais da saúde atribuem prioritariamente a sensação de pernas cansadas a fatores bem específicos, como o sedentarismo, a obesidade e o tabagismo. Essas condições são características de um estilo de vida que promove a acumulação de sangue e, como consequência, dificulta um fluxo sanguíneo eficaz.

Uma veia saudável é capaz de se manter elástica, mas quando ela está debilitada, deixa de ser capaz de recuperar da dilatação excessiva e o sangue acumula-se, provocando sintomas como a sensação de cansaço nas pernas.

Um quadro relacionado às pernas cansadas que deve ser especialmente investigado são os edemas na zona do pé e tornozelo, dificuldades em caminhar, dores na posição de pé, comichão na pele e, em casos mais graves, úlceras na perna ou no tornozelo, que podem demorar a cicatrizar. De um modo geral, as doenças circulatórias estimulam o aparecimento de derrames e varizes.

Mude os hábitos para evitar as pernas cansadas

Algumas práticas que podem ser incorporadas no seu dia a dia podem ajudar muito a acabar com a sensação de pernas cansadas. Entre as recomendações médicas, a principal é a necessidade da prática regular de exercícios físicos, que podem ser a caminhada, corrida, natação, bicicleta… Até mesmo criar o hábito de subir as escadas a pé já ajuda.

Adotar uma dieta equilibrada também é altamente recomendável. Modere o consumo de álcool, café e chá. Evitar o hábito de fumar também é benéfico para a circulação das pernas, assim como fugir das altas temperaturas, uma vez que o calor aumenta o inchaço, piorando a sensação de cansaço.

Outros hábitos que podem aliviar a sensação de pernas cansadas são elevar um pouco os pés na cama, ao deitar-se, e passar água fria nas pernas no final do banho. Convém ainda evitar cruzar as pernas quando se está sentado. Para as mulheres, a dica é não abusar no uso de saltos altos.

Receita caseira para aliviar a sensação de pernas cansadas

Você também pode fazer em casa uma receita indicada para pernas cansadas. Um remédio caseiro fácil de preparar para eliminar essa sensação é o chá de folhas de laranjeira. Elas são ricas em flavonóides e vitamina C, que ajuda a diminuir o incômodo.

Os ingredientes da receita desse bálsamo são poucos, e o modo de preparo, bastante simples. Basta pegar 30 gramas de folhas do pé de laranja, 20 gramas de sal grosso e três litros de água.

Ferva durante cinco minutos as folhas na água. Depois, adicione o sal grosso e lave as pernas com o chá ainda morno, mantendo os pés de molho até que a água esfrie. O indicado é que as lavagens sejam feitas antes de dormir.

Mudança de atitude

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!