Receitas

Conheça 4 receitas do Rio Grande do Sul e se delicie com a culinária gaúcha

Por Redação Doutíssima 08/11/2014

Rio Grande do Sul: terra dos gaúchos, de homem que usa bombacha, que adora um bom churrasco e não dispensa um chimarrão. Colonizado primeiramente por espanhóis, já que o estado era de domínio da coroa da Espanha, os pampas também foram a escolha de alemães, italianos, japoneses, poloneses, portugueses.

Uma mistura de etnias que contribui para uma culinária eclética e transformou as receitas do Rio Grande do Sul em algumas das mais apreciadas Brasil afora.

receitas-do-rio-grande-do-sul

Arroz de Leite é uma sobremesa tradicional do povo gaúcho. Foto: iStock, Getty Images

Receitas do Rio Grande do Sul para você

– Feijão Tropeiro Gaúcho

Corte 300 gramas de toucinho em pequenos cubos e frite com 1 colher de óleo. Quando estiverem dourados, acrescente 500 gramas de linguiça em rodelas e siga fritando. Escorra a gordura e reserve. Refogue cebola e cebolinha verde.

Em seguida, bata dois ovos e misture aos temperos. Acrescente feijão – o ideal é usar um feijão já cozido de um dia para o outro ou sobras – ao mexido de ovos. Misture tudo com um pouco de farinha de mandioca. Pronto. Em dez minutinhos você terá uma das receitas do Rio Grande do Sul mais famosas entre os gaúchos.

Arroz de Leite

O Arroz de Leite, assim como a Ambrosia, não podem faltar em qualquer lista que façam sobre as receitas do Rio Grande do Sul ao falar de sobremesas. Ambos são verdadeiras maravilhas gastronômicas.

O preparo do Arroz de Leite é o seguinte: cozinhe 1 xícara de arroz em duas xícaras de água. Quando já estiver cozido e quase seco, junte 2 litros de leite e ferva com a panela destapada, mexendo sempre.

Na batedeira, bata 3 ovos inteiros com 2 xícaras de açúcar até formar um creme leve. Junte o creme ao arroz e mexa com uma colher de pau por 5 minutos. Retire do fogo e ponha numa travessa e polvilhe com canela. Você pode comer frio ou morno.

– Ambrosia

A Ambrosia é mais fácil ainda, e uma das sobremesas típicas de receitas do Rio Grande do Sul. Leve ao fogo brando uma panela com 1 litro leite, 8 colheres de açúcar e canela em pau. Ferva, mexendo sempre, até chegar ao ponto de fio.

Bata 4 gemas até ficarem bem consistentes e depois junte ao leite. Acenda o fogo e espere cerca de 5 minutos, sem mexer. Com o auxílio de uma colher, vá soltando a gema das laterais da panela. Em seguida, vire todo o preparo de lado, com uma escumadeira.

Faça um furo bem no centro e, conforme o leite for subindo, mexa tudo com muita delicadeza até adquirir a consistência de doce de leite mole. Deixe cozinhar mais 15 minutos, mexendo sempre com muita delicadeza.

Galetto al Primo Canto

Contribuição italiana para as receitas do Rio Grande do Sul, o Galetto al Primo Canto é uma joia que pode ser apreciada em qualquer cantina da Serra Gaúcha.

O modo de preparo é o seguinte: limpe três frangos e esfregue um pouco de sal grosso por dentro. Cubra com cinco fatias de bacon. Reserve. Numa panela de ferro coloque manteiga, duas colheres de óleo, meia cebola picada e a sálvia.

Quando a cebola estiver dourada, coloque os frangos para fritar. Durante a fritura, vá despejando vinho branco sobre o frango. Sirva com polenta frita e arroz branco.