Nutrição > Receitas

Aprenda a fazer uma receita de pão com fermentação natural

Por Redação Fortíssima 07/01/2016

Muitas pessoas têm se voltado para métodos tradicionais de preparação de alimentos para fugir dos industrializados. O pão com fermentação natural é um deles e promete ser ainda mais gostoso e saudável. Trata-se de um processo capaz de quebrar as proteínas e o glúten, tornando esse alimento mais digerível e de fácil absorção para o corpo humano.

pão com fermentação natural-doutissima-shutterstock

O processo de fermentação natural deixa o alimento mais saudável na hora da digestão. Foto: Shutterstock

Por que esse pão é melhor?

Esse pão costuma levar apenas três ingredientes: farinha, água e sal. A partir deles, já é possível iniciar o processo de fermentação. Quando misturada com água morna, a farinha atrai bactérias amigáveis, os lactobacilos, que estão presentes em nosso ambiente natural. Mas atenção, não devem ser utilizados fermentos industrializados, leite, óleos ou açúcar.

Nesse processo, os lactobacilos atuam na transformação dos carboidratos complexos da farinha em açúcares simples, que se tornam alimentos para leveduras naturais produzirem bolhas de dióxido de carbono. Finalmente, o glúten de trigo presente na massa retém as bolhas, o que permite que ela se expanda.

Acredita-se que esse pão com fermentação natural seja muito mais saudável, porque ele fica mais nutritivo e fácil de digerir do que os industrializados. Além disso, o ácido láctico resultante desse método torna as vitaminas e minerais da farinha mais disponíveis para o corpo.

A fermentação longa e lenta também é capaz de fazer que nutrientes como ferro, zinco, magnésio, antioxidantes e ácido fólico sejam mais facilmente absorvíveis. Os ácidos ainda abrandam a taxa de liberação da glicose na corrente sanguínea e assim diminuem o índice glicêmico do pão, o que permite que o glúten seja menos propenso a causar intolerância.

Na atualidade, a receita não poderia ser melhor. Publicado na revista Gastroenterology, um estudo comparou o sangue de 10 mil pessoas há 50 anos atrás e do mesmo número na atualidade. Os dados mostram que os marcadores para doença celíaca aumentaram 400% no período. Um dos motivos apontados é a industrialização dos alimentos.

Não bastasse isso, um estudo italiano publicado na revista Clinical Gastroenterology and Hepatology revelou que pacientes celíacos alimentados com pão fermentado por 60 dias não apresentavam queixas clínicas e que suas biópsias não mostravam mudanças no revestimento intestinal.

Como fazer um pão com fermentação natural?

Fazer um pão com fermentação natural é mais lento e trabalhoso do que usar o fermento industrializado, mas lembre-se que os benefícios compensam. Então tudo começa pelo preparo do ingrediente especial da receita.

São necessários 50 gramas de farinha de trigo, 50 gramas de farinha de trigo integral e 75 mililitros de água. Misture os ingredientes em um recipiente de vidro, cubra com um pano e deixe repousar em local escuro.

Passados dois dias, será possível notar a atividade de micro-organismos, com o aparecimento crescente de bolhas de ar na superfície da mistura. Quando elas estiverem bem evidentes, é hora do passo seguinte.

Junte mais 25 gramas de farinha de trigo, 25 gramas de farinha integral e 35 mililitros de água. Volte a cobrir o pote, verificando a cada 12 horas o aparecimento das bolhas. Continue alimentando o fermento por ao menos cinco dias.

A partir do oitavo dia, a mistura deve estar bastante borbulhante e com um cheiro mais adocicado. Sentiu? Está pronto. Agora é só usar uma xícara da massa em suas receitas de pão tradicional. Caso não tenha notado quaisquer sinais de vida em seu fermento natural ou tenha sentido algum cheiro desagradável, alguma coisa pode ter dado errado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!