Receitas

Aprenda a preparar uma receita de pizza vegetariana

Por Redação Doutíssima 10/07/2015

Em 10 de julho se comemora o Dia da Pizza. Para aproveitar o momento sem sair da dieta, a pizza vegetariana é uma excelente opção. Festejada no Brasil desde 1985, a data lembra o encerramento de um concurso realizado em São Paulo, que escolheu as 10 melhores receitas de pizzas.

 

Esse evento foi organizado pelo secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, até hoje lembrado por instituí-lo. Apesar de ser associada à cultura gastronômica da Itália, a pizza teve suas primeiras receitas fabricadas no antigo Egito. Mais tarde, na era cristã, os nobres comiam o pão de Abraão, feito com uma massa de farinha, água, sal e ervas.

pizza vegetariana

Pizza considerada vegetariana é uma opção saudável, mas precisa de moderação. Foto: iStock, Getty Images

Essa mistura foi evoluindo com o tempo, resultando nas diferentes massas e coberturas que degustamos hoje. Confira uma receita de pizza vegetariana para celebrar a data com moderação.

 

Preparando a pizza vegetariana

Na pizza vegetariana, o preparo da massa é igual ao da maioria de pizzas não vegetarianas. Se você quer aprender como preparar, separe os ingredientes:

Ingredientes:

 

Massa

 

– 4 xícaras de farinha de trigo integral

– 2 xícaras de água morna

– ½ xícara de leite de coco

– ½ xícara de óleo

– 1 colher pequena de sal

– 1 colher (sopa) de fermento biológico

 

Cobertura

 

– Molho de tomate a gosto

– Azeitona a gosto

– Alho-poró a gosto

– Cebola em rodelas a gosto

– Orégano a gosto

– 4 colheres de quinoa em grão

– ½ xícara de farinha de arroz

– Sal a gosto

– 2 colheres de missô claro (massa de soja)

– Água (para cozinhar a quinoa)

– 1 dente de alho

– Suco de 1 limão

– Castanha-do-pará

 

Modo de preparo:

 

Como em uma receita para pão, misture os ingredientes secos (farinha, sal e fermento), lembrando-se de reservar duas xícaras da farinha.

 

Depois, coloque os líquidos (água, leite de coco e óleo). Vá colocando o restante da farinha até que a massa fique consistente o suficiente para amassar sem grudar. Estique com um rolo e deixe no formato redondo.

 

Quando a massa para sua pizza vegetariana estiver pronta, pré-asse em forno médio, de 160ºC a 180ºC. A massa deve ficar branquinha, para que você coloque a cobertura e, em seguida, a receita completa para assar.

 

Para a cobertura, coloque a quinoa em uma panela e cubra com dois dedos de água acima dos grãos. Na água que sobrar do cozimento, misture a farinha de arroz e deixe cozinhar mais um pouco até que fique consistente.

 

Bata o creme no liquidificador junto com o missô e o sal. Ponha um pouco mais de água, castanha-do-pará, alho e suco de limão, batendo até que forme um creme.

 

Espalhe o creme sobre a massa de pizza e cubra com os ingredientes restantes para cobertura. Leve ao forno novamente e asse até dourar.

 

Por que comer a pizza vegetariana?

Quando optamos por uma pizza que não é vegetariana, o alto teor calórico está nas coberturas. O queijo é repleto de gorduras, sendo um dos ingredientes mais utilizados para “grudar” os demais condimentos.

 

Além disso, na sua pizza vegetariana, opte sempre pela farinha integral e vegetais frescos. Dessa forma, você garante sabor, mantém o corpo em forma e consome uma receita saudável. Mas sem exageros: duas fatias são suficientes para não fugir da dieta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!