Especialidades

Acordar cansado: conheça causas e veja como combater o problema

Por Redação Doutíssima 11/11/2014

Existem diversas razões que fazem você acordar cansado. Apesar de um tanto estranha, essa falta de disposição logo após levantar pode ou não estar relacionada com algum problema mais grave. O cansaço ao acordar pode ser indicativo de distúrbios e, até mesmo, de depressão. É preciso estar atento ao tempo que você dorme diariamente.

acordar-cansado

Pare de sofrer na hora de sair da cama e tenha um dia melhor. Foto: iStock, Getty Images

O recomendável para um adulto é descansar, em média, 8 horas por dia. Mas algumas pessoas dormem mais ou menos, dependendo de sua rotina e do funcionamento de seu organismo.

Quando você dorme regularmente e, ainda assim, continua acordando cansado, com sensação de mal estar e indisposição, é porque pode estar acontecendo algum problema grave.

Apneia do sono e acordar cansado têm relação

Esse é um distúrbio do sono bastante grave, que faz você acordar cansado. Esse problema não permite uma boa respiração enquanto estiver dormindo, forçando o organismo a buscar oxigênio de forma brusca.

Por não permitir que a pessoa relaxe e durma profundamente, esse transtorno pode ocasionar a sonolência e o cansaço durante o dia. Se apresentar apneia de modo obstrutiva, você pode roncar ou produzir um som semelhante ao de alguém sufocado.

De uma forma mais grave, pode também acontecer a apneia do sono central, quando o cérebro não envia os sinais para os músculos da respiração. Nesse caso, fica mais difícil ainda conseguir manter o sono.

Acordar cansado pode ser consequência do sonambulismo

O sonambulismo acontece quando, mesmo dormindo e em estado de inconsciência, a pessoa caminha, faz atividades como se estivesse acordada e pode parecer desperta.

Entre vários fatores que podem desencadear o transtorno estão o cansaço extremo, a ansiedade, decorrência de algum problema emocional ou, até mesmo, o uso de álcool, sedativos e outros medicamentos.

As consequências principais do sonambulismo são o risco de alguma lesão durante o episódio e acordar cansado e indisposto.

Refluxo gastroesofágico incomoda o estômago no momento do sono

Quem apresenta essa doença pode ter seu organismo funcionando de forma errada. A comida que deveria ir para o estômago (a comida ou o líquido ingerido) vaza para o esôfago (canal condutor dos alimentos ao estômago).

Dessa forma, o esôfago fica irritado e pode causar azia, náuseas e dificuldade em deitar e dormir. Sendo um dos motivos que pode fazer você acordar cansado, essa doença requer do organismo um esforço maior para realizar o processamento dos nutrientes, o que faz com que você não durma direito.

Dicas para você não acordar cansado

Para conseguir relaxar e ter uma boa noite de sono, algumas recomendações simples podem ajudar. Além de serem eficazes para você descansar, elas também previnem os problemas de apneia do sono, sonambulismo e refluxo gastroesofágico.

Antes de dormir, faça uma refeição leve, de preferência com frutas ou verduras. Prepare um ambiente de silêncio, desligando os aparelhos eletrônicos do quarto. Um banho quente também ajuda o corpo a se preparar para o descanso.

Quando deitar, pratique a meditação por algum tempo, esquecendo-se dos problemas e buscando o silêncio dentro de si. Essas atitudes podem ajudar você a dormir tranquilo e não acordar cansado.