Remédios Caseiros

Conheça remédios caseiros para acabar com o cansaço

Por Redação Doutíssima 15/10/2014

Uma pesquisa realizada recentemente pela National Sleep Foundation, dos Estados Unidos, apontou que, em relação a cinco anos atrás, as pessoas estão dormindo consideravelmente menos, na mesma proporção em que gastam mais tempo com trabalho. O resultado dessa mudança de comportamento é cada vez mais cansaço atingindo pessoas de todas as idades.

O mesmo estudo afirmou que 63% dos adultos não têm oito horas de sono por noite, a quantidade recomendada de descanso para que se tenha uma boa saúde. Mais de 30% deles dorme menos de sete horas por dia durante a semana de trabalho.

Não dormir o suficiente pode ser a principal causa de cansaço, mas o que a pessoa faz quando está acordada também conta. A pesquisa da National Sleep Foundation mostrou ainda que um terço das pessoas consultadas trabalhavam mais de 50 horas por semana. Não ter um tempo para cuidar de si – ler um bom livro, passear e comer uma refeição saudável, por exemplo – também pode fazer o indivíduo se sentir esgotado.

cansaço

Uma vida muito agitada ou estresse no trabalho podem levar ao cansaço. Foto: iStock, Getty Images

Tipos de cansaço

Existem dois tipos de cansaço: emocional e físico. O emocional acontece quando o estresse se acumula, devido aos prazos apertados no trabalho, por exemplo. Já o cansaço físico acontece quando você passa o dia trabalhando e, ao chegar em casa, à noite, não tem vontade de fazer mais nada.

Ambos casos exigem descanso e relaxamento. O ideal é adotar um estilo de vida mais relaxado, evitando fazer mais coisas do que o corpo e a mente suportam. Mas sabemos que há alguns momentos que não podemos nos dar esse luxo – como uma semana de importantes projetos no trabalho, ou provas importantes da universidade. Nesses casos, é possível optar por algumas receitas naturais que vão mandar o cansaço para longe sem prejudicar o nosso organismo.

Conheça receitas naturais para acabar com o cansaço

Erva de São João

Essa planta tem sido uma alternativa de tratamento natural para a depressão, e estudos demonstraram uma melhora em pacientes com diagnóstico de cansaço, mesmo aqueles que não são considerados deprimidos. Também é um tratamento popular para infecção de ouvido e para ajudar a parar de fumar.

Ginseng

É um método de cura milenar para combater o desgaste tanto físico quanto emocional. Procure um suplemento contendo, pelo menos, 4% de ginsenosídeos, e tome duas cápsulas de 100 miligramas por dia. Esta erva estimula o sistema nervoso e vai ajudar a proteger seu corpo contra os estragos do estresse. Mas atenção: se você tem a pressão arterial elevada, não utilize esse método.

Banana

As bananas são uma ótima fonte de açúcares naturais, como sacarose, frutose e glicose, que pode lhe dar energia rápida e substancial. Além disso, elas possuem potássio, um mineral que seu corpo precisa para converter o açúcar em energia. A fibra da banana também ajuda a manter o nível de glicose no sangue. Sempre que você se sentir cansado, coma uma ou duas frutas, ou então tente o milk shake de banana.

Amêndoas

Por fim, as amêndoas são ricas em vitamina E, que dá uma dose a mais de energia. Além disso, a elevada quantidade de magnésio das amêndoas desempenha um papel na mudança de proteína, gordura e carboidratos em fontes de energia.

A deficiência de magnésio no organismo é uma das possíveis causas de cansaço. Mergulhe duas amêndoas e algumas passas em água durante a noite. Na parte da manhã, retire as amêndoas e as passas e beba a água. Outra opção é comer amêndoas torradas quando estiver cansado ou fraco, para obter energia instantaneamente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!