Clínica Geral > Especialidades

Apneia não tem cura, mas pode ser controlada. Saiba como!

Por Redação Doutíssima 05/06/2014

A apneia do sono é uma doença que se caracteriza por pausas na respiração durante o sono. Ela ocorre quando as vias aéreas se estreitam a tal ponto que acabam ficando bloqueadas. A apneia não tem cura, mas é possível controlá-la.

Esta pausa na respiração é chamada de episódio de apneia e são muitas as pessoas enfrentam este quadro enquanto dormem, em diferentes escalas. Geralmente, durante o sono, a faringe permanece aberta o bastante para permitir a passagem do ar. O que acontece em pessoas que tem apneia é que esta parte da garganta é mais estreita.

Uso do CPAP é considerado o tratamento padrão para a apneia obstrutiva do sono. Foto: Shutterstock

Uso do CPAP é considerado o tratamento padrão para a apneia obstrutiva do sono. Foto: Shutterstock

Normalmente as pessoas que tem apneia roncam demais, exatamente porque o ronco é causado pelo ar que tenta passar pela via aérea bloqueada. Dessa forma, como a apneia não tem cura, o ronco acaba se tornando um grande incômodo, especialmente quando se dorme acompanhado.

Apneia não tem cura, mas pode ser tratada

Infelizmente, a apneia não tem cura, porém existem alguns fatores que podem ajudar a diminuir a ocorrência desse distúrbio do sono. O grande objetivo do tratamento é manter as vias respiratórias abertas durante o período em que dormimos.

Quem sofre de apneia deve tomar algumas medidas preventivas, como evitar a ingestão de álcool e sedativos antes de dormir, evitar dormir de barriga para cima e manter o peso ideal.

A apneia não tem cura, mas pode ser enfrentada também por meio de tratamentos mais complexos, como o CPAP, que é uma máscara para pressão positiva contínua na via aérea. Este é considerado o tratamento padrão para a apneia obstrutiva do sono na maioria das pessoas, ainda que muitas delas não tolerem o tratamento com o CPAP, que é aplicado por uma máquina com uma máscara facial apertada.

O uso de aparelhos odontológicos na boca durante a noite, para manter a mandíbula posicionada mais para frente, também pode ajudar algumas pessoas a diminuir a apneia. Já que a apneia não tem cura, este simples cuidado poderá evitará a recorrência do distúrbio.

Em alguns casos, a cirurgia é a melhor opção. Esta intervenção pode resultar na remoção do excesso de tecido na parte posterior da garganta (chamada de traqueostomia), de forma a criar uma abertura na traqueia e contornar as vias respiratórias bloqueadas. É um procedimento indicado caso existam problemas físicos ou as cirurgias no nariz ou na cavidade óssea.

Vale lembrar que a cirurgia para remoção de amígdalas e adenóides pode curar a doença em crianças, mas ela parece não ser eficaz na maioria dos adultos. Para eles, permanece o entendimento de que a apneia não tem cura.

Complicações que podem surgir

Como a apneia não tem cura, se ela não for tratada, podem surgir outras complicações. Em razão da sonolência diurna, as pessoas com apneia apresentam um risco maior de dormir ao volante ou de adormecer durante o horário de trabalho.

Quando não tratada, a apneia do sono pode agravar algumas doenças cardiovasculares, como arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, pressão arterial alta, disfunção sexual ou derrame.

Existem alguns fatores que podem causar o problema, como determinados formatos de palato, fazendo com que a via aérea seja mais estreita ou se feche mais facilmente. Também amígdalas e adenoides grandes em crianças podem vir a bloquear a via aérea. Outros fatores são o pescoço ou clavícula largos (43cm ou mais nos homens e 40cm ou mais nas mulheres) ou a língua grande, que pode enrolar e bloquear a via aérea.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento