Sem categoria

O que comer depois da academia: conheça o papel da alimentação

Por Redação Doutíssima 17/11/2014

Muitas pessoas se preocupam com o que comer antes da malhação, esquecendo que a alimentação feita após os exercícios possa ser mais importante para a saúde. Comer depois da academia é crucial para ganhar massa muscular e restaurar a energia do corpo.

 

No entanto, é preciso saber exatamente o que e quanto comer para se alcançar os melhores resultados, sendo que é preciso ter em mente o objetivo pretendido com a atividade física: perda de peso, ganho de músculos, aumento da flexibilidade, melhora do condicionamento físico ou aumento de força e velocidade.

 

Por isto, é muito importante consultar um nutricionista para que ele confeccione um cardápio personalizado para os seus propósitos.

 

depois-da-academia

Alimentar-se após o treino é essencial para manter a forma e a saúde. Foto: iStock, Getty Images

 

Comer depois da academia é essencial para os resultados

 

Não se alimentar depois da academia é um mau hábito, que deve ser evitado. Ficar em jejum no momento em que os músculos estão se recuperando da atividade física é um erro que pode prejudicar a saúde, pois a academia faz com que os nossos músculos consumam combustíveis metabólicos aceleradamente.

 

Portanto, uma dieta pós-malhação deve conter carboidratos, que ajudam a recuperar o glicogênio – açúcar armazenado nas células e fonte de energia. Também procure consumir alimentos ricos em proteínas.

 

Quando se pratica musculação, ocorrem pequenos rompimentos das microfibras musculares que são corrigidos com o trabalho do organismo. Só que para que isto transcorra naturalmente, o corpo precisa estar abastecido, pois ele requer a energia gerada pelos carboidratos para fazer os músculos crescerem e se definirem.

 

O ideal é fazer um lanche com pão integral ou comer massa ao alho e óleo para repor as quantidades de carboidrato necessárias para o seu organismo.

 

Além disto, para que o reparo e a definição dos músculos sejam perfeitos, a ingestão de proteínas biológicas é de grande importância. Com base nisto, comer um pedaço de frango grelhado, de carne de boi assada ou grelhada ou de um filé de peixe grelhado depois da academia é recomendado.

 

Ovos, queijo branco e proteína de soja também são alimentos ricos em proteína biológica que podem ser ingeridos após a malhação.

 

Resultados da alimentação depois da academia

 

Caso seu intuito com a prática de atividade física seja emagrecer, a dieta alimentar depois da academia deve ser diferente.

 

Após a realização de exercícios aeróbicos como caminhadas, corridas ou ciclismo, a frequência cardíaca aumenta significativamente, gerando uma perda considerável de energia, de líquidos e de eletrólitos (potássio e sódio) por meio do suor e da respiração.

 

Em virtude disto, além do consumo de carboidratos e proteínas preparados de forma adequada com a inclusão de verduras, legumes e frutas, deve-se priorizar o consumo de líquidos e de sais minerais que geralmente estão contidos em isotônicos. Assim, é possível emagrecer de forma saudável e devidamente hidratada.

 

Aliás, outro erro comum que as pessoas cometem depois da academia é não ingerir água mesmo horas após o fim do treino. O consumo de água é essencial antes, durante e depois da atividade física, independente de ser aeróbico ou anaeróbico, pois o corpo precisa de líquido para funcionar adequadamente.

 

Os únicos alimentos que devem ser evitados são os doces com muito açúcar, as frituras, as carnes gordurosas e os refrigerantes, mesmo que sejam zero.

 

 

 


Sites parceiros