Clínica Geral

Veja quais são as principais doenças transmitidas por vírus

Por Redação Doutíssima 20/11/2014

Um dos principais causadores das doenças na história da humanidade é o vírus. Há um grande número de doenças transmitidas por vírus.

Podemos ser expostos desde aos vírus de doenças comuns, como as gripes ou as doenças típicas da infância, que nosso organismo consegue reagir, quanto a doenças sem cura como a AIDS ou epidêmicas como o ebola. Conheça as principais e veja como se manter longe delas.

doencas-transmitidas-por-virus

Vírus podem ser combatidos e evitados com medidas simples. Foto: iStock, Getty Images

Principais doenças transmitidas por vírus

– Gripes e resfriados comuns

São doenças transmitidas por vírus diferentes, mas com sintomas muito semelhantes. A gripe é bem mais forte e com sintomas mais agudos. São comuns às duas doenças: tosse, espirro, coriza, obstrução nasal e dores no corpo.

Febre é mais comum nos casos de gripe, mas pode eventualmente ocorrer em um resfriado. Já há vacina para gripe no Brasil e todos os anos é realizada uma campanha nacional de vacinação, especialmente voltada a idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

– Poliomielite

Essa enfermidade pode causar a paralisia infantil. É uma das doenças transmitidas por vírus existente em água ou alimentos contaminados e contato com a saliva de pessoas doentes. Na grande maioria dos casos se manifesta com sintomas leves e semelhantes a uma gripe.

A forma grave do vírus ataca cerca de 1% das pessoas que têm contato com a doença, principalmente crianças, e afeta o sistema nervoso, podendo provocar a paralisa de alguns membros. A prevenção da doença é beber apenas água tratada e consumir alimentos bem lavados, além da vacina, a famosa “gotinha”.

– Herpes

É uma das doenças transmitidas por vírus quando se tem contato direto com o portador da doença. Causa pequenas bolhinhas com líquido, que estouram e viram feridas doloridas. Os locais mais frequentes das lesões são perto da boca e nos órgãos genitais.

Podem também ocorrer na musculatura ou próxima aos olhos. Não há cura para a doença, e sempre que o sistema imunológico estiver muito baixo, podem surgir as lesões.

– Sarampo

É considerada uma doença bastante contagiosa, transmitida quando alguém inala gotículas (que podem ser imperceptíveis) expelidas pela boca ou nariz de alguém com a doença. O sarampo causa manchas vermelhas pelo corpo, febre alta e tosse.

É uma doença prevenida com a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e integra o calendário de vacinação das crianças através do SUS.

– AIDS

É uma das doenças transmitidas por vírus através de relações sexuais desprotegidas, sangue contaminado, compartilhamento de seringas contaminadas e de mãe para filho na hora do parto.

O vírus, chamado HIV, afeta o sistema imunológico e deixa o organismo sem suas defesas naturais, facilitando a chegada das infecções. Não há vacina ou cura para a AIDS.

– Ebola

Doença viral grave e extremamente contagiosa, atualmente vem causando medo em todo o mundo pela grande epidemia que enfrentam alguns países da África, onde milhares de pessoas já morreram.

É transmitida através de suor, saliva, vômito, fezes, sêmen e qualquer outro tipo de fluído corporal, tecidos humanos ou de animais contaminados. Causa sintomas como de uma gripe muito forte, febre, vômito, fraqueza, dores musculares, dor de garganta, diarreia.

Em estágio mais avançado, causa hemorragias internas e externas. Não há um remédio específico ou vacina para esta doença.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!