Remédios Caseiros

Veja os remédios caseiros mais conhecidos para combater os sintomas da gripe

Por Redação Doutíssima 14/11/2014

Nenhuma outra doença é tão fácil identificar quanto uma gripe. Tanto é que os remédios caseiros mais conhecidos são para tratar os seus sintomas. Mas quando você tem espirros repetitivos, dor de garganta, congestão nas vias nasais, dores no corpo, dor de cabeça, febre alta, tosse seca, fraqueza e perda de apetite, já sabe exatamente o que deve tomar?

A gripe é uma doença infecciosa viral, que afeta o sistema respiratório superior, incluindo os seus pulmões, garganta e nariz. Muitas vezes, as pessoas acham que a gripe não passa de um resfriado comum, porque os sintomas são semelhantes. A gripe, no entanto, é altamente contagiosa e espalha-se rapidamente de uma pessoa para outra.

remedios-caseiros-mais-conhecidos

Há inúmeros remédios caseiros e naturais que eficazes contra a gripe. Foto: iStock, Getty Images

Seja como for, é importante começar o tratamento logo que os primeiros sintomas aparecem, já que a gripe pode levar a outras complicações de saúde, como infecções de ouvido, pneumonia e bronquite. Alguns remédios antivirais podem aliviar os sintomas, mas se você procura uma solução natural, confira os remédios caseiros mais conhecidos para combater a gripe.

Confira os remédios caseiros mais conhecidos contra a gripe

Mel

O mel é um dos remédios caseiros mais conhecidos para gripe, por estimular o sistema imunológico e ajudar a reduzir os sintomas da gripe comum. Ele também tem propriedades antibacterianas que podem acelerar o processo de cura.

Basta tomar uma colher de sopa de mel em um copo de água várias vezes ao dia para sentir estes efeitos. Se você quiser, adicione algumas gotas de suco de limão, para ajudar a reduzir a irritação e coceira na garganta. Beba duas ou três vezes por dia. Você também pode combinar uma colher de chá de mel com o suco de manjericão fresco.

Gengibre

Este é um popular remédio natural para muitos problemas de saúde, incluindo a gripe. Isso porque o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias, que ajudam tratar vários sintomas. Além disso, ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico para que possa lutar contra o vírus.

Por estes e outros motivos, os remédios caseiros mais conhecidos para gripe incluem o gengibre. Um deles é o chá de gengibre, feito com meia colher de chá de gengibre fresco ralado e xícara de água fervente.

Basta deixar em infusão por alguns minutos, adicionar um pouco de mel e desfrutar deste chá três ou quatro vezes por dia. Você também pode ralar gengibre fresco e comer uma pequena quantidade várias vezes ao dia, ou adicionar fatias de gengibre em sopas e outros pratos.

Suco de laranja

Ingestão insuficiente de água durante uma gripe pode causar desidratação, por isso, você precisa beber muito líquido. Antes de tudo, deve beber oito a 10 copos de água por dia, para manter o corpo hidratado. Para melhores resultados, você pode beber suco de laranja várias vezes ao dia.

O suco da laranja é rico em vitamina C, que estimula o sistema imunológico e aumenta a produção de glóbulos brancos para combater a infecção e manter o vírus sob controle. Por este motivo, é um dos remédios caseiros mais conhecidos para combater a gripe.

Alho

Apesar de muita gente não gostar do seu sabor ou aroma, o alho é muito eficientes no combate à gripe. Isso porque ele possui propriedades antivirais, antifúngicas, antissépticas e antibacterianas. Ele também contém um composto que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e alivia vários sintomas da doença.

Basta esmagar dois ou três dentes de alho fresco e colocá-los em um copo de água quente. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba como um chá. Faça isso três ou quatro vezes por dia.