Dica do Dermatologista > Pele

Veja 6 dicas para de como cuidar da pele na menopausa

Por Redação Doutíssima 27/05/2014

Os cuidados com a pele são uma preocupação contínua e que vem sendo explorada ao longo da vida e não seria diferente na chegada à menopausa. É bastante comum querer intensificar e aprender como cuidar da pele na menopausa. A fase já é bastante complicada para a maioria das mulheres, que têm que se adaptar com as mudanças de humor, da insônia e do ganho de peso.

Além do aparecimento de rugas mais profundas, do inchaço e do ressecamento da pele, existem problemas acentuados decorrentes das mudanças hormonais durante esta etapa da vida e aprender como cuidar da pele na menopausa se torna imprescindível.

Diminuição do colágeno favorece o envelhecimento da pele durante a menopausa. Foto: Shutterstock

Diminuição do colágeno favorece o envelhecimento da pele durante a menopausa. Foto: Shutterstock

Um dos fatores que favorece o envelhecimento da pele durante a menopausa é a diminuição nos níveis de colágeno e de elastina da pele, o que se traduz em flacidez e em rugas mais profundas.

A produção de ácido hialurônico, que tem a função de hidratar a pele, também diminui e, como a produção de testosterona aumenta, algumas mulheres podem sofrer com acne e com o aparecimento de pelos faciais na menopausa.

O importante é que todas as mulheres devem saber que os efeitos da menopausa podem ser amenizados se aprenderem como cuidar da pele na menopausa com uma maior antecedência. Recomenda-se iniciar um programa de cuidados com a pele quando se está na casa dos 30 anos de idade. Isso fará com que você certamente pareça mais jovem aos 50 ou 60 anos.

Veja como cuidar da pele na menopausa

Se você está nesta fase da vida, e quer saber como cuidar da pele na menopausa, temos 6 dicas para manter a aparência da pele mais jovem.

1. Flacidez: para amenizá-la, use cremes que contenham vitamina A (retinol), que devem começar a ser usados a partir dos trinta anos, visando fortalecer a pele e estimular a produção de colágeno.

2. Cremes com estrógenos de base vegetal: exemplos são os extratos de soja e inhame, que podem ajudar a reequilibrar os níveis hormonais, e estimular a produção de colágeno.

3. Rugas profundas: a toxina botulínica pode ser usada para fazer o relaxamento de músculos faciais, inibindo a formação das rugas dinâmicas através da contração ou do movimento muscular.

4. Cremes antioxidantes: aliados ao uso de retinoides tópicos (que ativam o metabolismo celular), eles podem ajudar a defender a pele do envelhecimento acelerado.

5. Acne: dê preferência a cremes contendo agentes antibacterianos. Na falta destes, cremes antibióticos e retinoides ou mesmo comprimidos podem ser prescritos. Para casos mais graves, um laser que emite uma luz amarela pode ser indicado para destruir as bactérias quer provocam o aparecimento da acne, diminuindo o processo inflamatório e aliviando o quadro clínico.

6. Pelos no rosto: recomenda-se a depilação com cera para a remoção dos pelos pela raiz, o que deixará o rosto livre deles por no mínimo três semanas. Quando a depilação ocasionar manchas escuras ou até brancas no local, o laser é o mais indicado.

O processo de remoção de pelos nas mulheres durante a menopausa leva mais tempo do que o habitual devido à direção de crescimento dos pelos no queixo. Uma vez que saibamos como cuidar da pele na menopausa, é sempre importante agir rapidamente, porque se os pelos ficarem brancos, o laser não será capaz de tratá-los.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dúvida do leitor: excesso de saliva na gravidez é normal? Como tratar? 

Entenda o que pode causar a gravidez ectópica e quais os principais sintomas

Terapia hormonal da menopausa

Como controlar os sintomas da menopausa

Conheça as principais causas da infertilidade feminina

7 perguntas e respostas sobre a infertilidade

Conheça os 4 hormônios do ciclo menstrual