Guia do Câncer

Conheça os principais sintomas do câncer de próstata

Por Redação Doutíssima 23/11/2014

Homens acima dos 50 anos são o grupo mais afetado pelo câncer prostático. A doença é marcada pelo crescimento anormal da próstata, glândula do aparelho reprodutor masculino que fabrica e reserva parte do líquido seminal, e os sintomas do câncer de próstata demoram a aparecer.

 

A cada ano, estima-se que mais de 50 mil pessoas são diagnosticadas com a doença. Entre os fatores de risco, estão a idade avançada, registros da enfermidade na família, alterações hormonais e fatores externos, como maus hábitos alimentares, sedentarismo e sobrepeso.

 

sintomas-do-câncer-de-próstata

Doença é de difícil detecção sem realizar exames médicos. Foto: iStock, Getty Images

 

Há casos em que a evolução da patologia é lenta e assintomática. Na maioria das vezes, aliás, o progresso tumoral é silencioso. Em outras, os sintomas do câncer de próstata podem ser claramente identificados, sobretudo quando o problema atinge estágios mais avançados ou o crescimento das células cancerosas se dá de maneira muito rápida.

 

Ainda que descritos como sintomas do câncer de próstata, há indícios que se assemelham à doença, mas que não se tratam exatamente de neoplasia maligna.

 

Por vezes, os sinais metabólicos que poderiam sugerir serem sintomas do câncer de próstata são, na verdade, efeitos de hiperplasia prostática benigna ou mesmo prostatite (inflamação do órgão).

 

Principais sintomas do câncer de próstata

 

– Jato de urina fraco ou reduzido

– Necessidade persistente de urinar, principalmente à noite

– Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga

– Dificuldade em dar início à passagem da urina

– Problemas para interromper a vazão da urina

– Eliminação da urina em gotas ou em jatos sucessivos

– Necessidade de fazer força para manter o jato de urina

– Perda urinária antes de chegar ao banheiro (incontinência)

– Ardor durante a micção

– Dor na parte inferior das costas ou pélvis (abaixo dos testículos)

– Ereção dificultada ou impotência sexual

– Rastros de sangue na urina (hematúria)

– Presença de sangue no esperma

– Dor durante a ejaculação

– Dor nos testículos

– Dormência nas pernas e pés

– Perda do controle intestino por conta da pressão do câncer sobre a medula

– Dores nas coxas, ombros e outros ossos, indicativo de que a doença já se alastrou (metástase).

 

Sintomas do câncer de próstata: procure um médico

 

O médico urologista deve ser consultado periodicamente a partir dos 40 anos, quando há casos familiares de tumores, ou dos 45 anos, quando não há notícias de registros. Mesmo assim, a visita ao especialista pode ser necessária antes desta idade, sempre que haja suspeitas de sintomas do câncer de próstata.

 

Conforme a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o ingresso do homem à faixa dos 45-50 anos marca a queda dos hormônios masculinos no organismo, o que na linguagem médica é chamado de andropausa. Portanto, o acompanhamento urológico é importante para controle do tamanho da próstata e eventual reposição hormonal.

 

O exame de toque retal e a dosagem laboratorial do PSA são os recursos médicos utilizados hoje para o diagnóstico do câncer de próstata. Em situações onde há aumento da glândula ou PSA alterado, o procedimento padrão é a realização de biópsia para a checagem de malignidade tumoral.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!