Sexualidade

Saiba como vencer a insegurança no início de namoro

Por Redação Doutíssima 23/11/2014

A insegurança no início de namoro pode fazer com que seu relacionamento já nasça com os dias contados. Não é raro que com a insegurança venha também o ciúme e essa combinação pode acabar com tudo que você construiu até então junto com o seu parceiro.

inicio-de-namoro

Repetir a si mesma que você é uma pessoa segura melhora a sua autoestima. Foto: iStock, Getty Images

Os dilemas do início de namoro

Essa insegurança pode ter inúmeras origens, que variam de pessoa para pessoa. Ela pode estar ligada a traumas de relacionamentos anteriores, a problemas de infância, à inexperiência, etc. O mais importante é que você esteja ciente de que tem um problema que precisa ser vencido para não perder o seu amor.

Uma pessoa insegura abre brechas para a incerteza e para a baixa autoestima. Suas ações e decisões no relacionamento praticamente somem e dão lugar a ataques de ciúmes e medo. Muito medo de perder o amor do outro.

Mas saiba que o encanto do início de namoro pode ser mantido se você aprender a lidar com a insegurança. É possível, sim, aos poucos, que você se dê conta de que pode deixar de ser ciumenta e insegura e investir em uma relação saudável. A autossugestão é uma das melhores dicas para isso. Com alguns exercícios será possível preservar o encantamento do início de namoro.

Veja como superar a insegurança do início de namoro

1. Grave e escute

Se você sofre de insegurança no início de namoro, grave sua própria voz afirmando que você é uma pessoa segura. A gravação pode ser feita com seu celular e você pode ouvi-la através de um fone de ouvido. Também poderá gravar eno mp3, mp4 ou na câmera digital ou, ainda, gravar em um microfone simples, conectado ao seu computador.

Logo após ter gravado a sua voz afirmando ser uma pessoa segura no início de namoro, escute a gravação todos os dias por pelo menos 15 minutos, durante um mês. À noite, antes de dormir, é a melhor oportunidade para ouvir o áudio. Nessa hora, a pessoa está muito mais propensa à autossugestão.

2. Escreva

Escreva em uma folha de papel, repetidas vezes, que você é uma pessoa segura. De tão simples, esta técnica é uma das que mais funcionam. Durante 30 dias, escreva a frase no papel, somente em um lado da folha, repetidas vezes, até preencher todo o lado. Os resultados positivos devem começar a surgir em um mês e você notará muito facilmente a chegada de mudanças.

3. Vídeo

Você ainda pode gravar um vídeo afirmando já ser um indivíduo seguro no amor. A gravação pode ser feita partir de um telefone celular, mp5, uma câmera caseira, enfim, qualquer recurso que capte imagem e som é válido.

Elabore um vídeo pequeno, de curta duração. Durante a gravação, seu desafio é convencer a si mesmo de seu poder de controle e segurança. Use a criatividade, escolha um método no qual acredite e selecione as palavras certas para você. Mas atenção, nunca fale do que não quer, e sim do que deseja.

A insegurança no início de namoro pode fazer com que seu relacionamento já nasça com os dias contados. Não é raro que com a insegurança venha também o ciúme e essa combinação pode acabar com tudo que você construiu até então junto com o seu parceiro.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!