Clínica Geral > Saúde

Você tem hipocondria?

Por Redação Doutíssima 22/05/2013

curada

Quando você tem hipocondria, você se torna obcecado com a ideia de que você tem uma doença grave ou com risco de vida que ainda não foi diagnosticada. Isso faz com que a ansiedade se prolongue por meses ou mais, mesmo que não haja nenhuma evidência médica clara de que você tem um sério problema de saúde.

Apesar de que ter uma certa ansiedade sobre a sua saúde é normal, hipocondria pode ser tão forte que causa problemas com o trabalho, relacionamentos ou em outras áreas de sua vida. Grave hipocondria pode ser totalmente incapacitante.

Embora a hipocondria seja uma condição de longo prazo, você não tem que viver sua vida constantemente se preocupando com sua saúde. Tratamento, tais como aconselhamento psicológico e medicamentos ou simplesmente aprender mais sobre a hipocondria pode ajudar a aliviar as suas preocupações.

Os principais sintomas são:

– Ter um medo intenso de longo prazo ou a ansiedade de ter uma doença grave ou condição de saúde.

– Preocupar-se que os sintomas menores ou sensações corporais significam que você tem uma doença grave.

– Procurar médicos repetidas vezes ou exames médicos repetidas vezes, como a ressonância magnética (MRI), o ecocardiograma ou cirurgia exploratória.

– Consultar frequentes médicos – se um médico lhe disser que você não está doente, você não pode acreditar e busca outras opiniões.

– Falar continuamente sobre seus sintomas ou suspeita de doenças com a família e amigos.

– Pesquisar assuntos de saúde obsessivamente.

– Verificar frequentemente o seu corpo em busca de problemas, tais como caroços ou feridas.

– Verificar frequentemente seus sinais vitais, como pulso ou pressão arterial.

– Pensar que você tem uma doença depois de ler ou ouvir sobre isso.

pills-hands

Preocupações hipocondríacas x preocupações normais

Nem todo mundo que se preocupa com os problemas de saúde tem hipocondria. Ter sintomas causados ​​por algo que você e seu médico não conseguem identificar claramente pode causar ansiedade. Em alguns casos, uma segunda opinião ou mais testes podem resolver o problema.

No entanto, se você começar a procurar doenças que parecem coincidir com os sintomas, é provável que você encontre alguma coisa. Doenças menores muitas vezes compartilham sintomas com distúrbios mais graves. Tornou-se mais fácil procurar informações de saúde na internet nos últimos anos. Ter fácil acesso a informações sobre todas as coisas possíveis que poderiam estar erradas pode alimentar sua ansiedade.

Não há nada de errado em se informar. Ser um participante ativo na sua própria saúde é uma parte importante de estar saudável. No entanto, você pode cruzar a linha da hipocondria se você está sendo consumido pela ideia de que algo está seriamente errado, mesmo que você já tenha sido submetido a testes e reassegurado pelo seu médico de que está tudo OK.

Quando consultar um médico

Se você tem sinais e sintomas de hipocondria, considere falar com um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo. Você pode decidir dar o passo ou um membro da família pode sugerir que você procure ajuda. Em algum momento, um médico, enfermeiro ou outro profissional de saúde também pode sugerir que você visite um profissional de saúde mental.

Pode parecer não fazer sentido visitar um profissional de saúde mental quando tiver certeza de que você tem uma doença médica. Mas tente manter a mente aberta. Esteja disposto a considerar a possibilidade de que as suas preocupações são com base em suas emoções, em vez de fatos. Ouça as opiniões de seus familiares e amigos.

Mesmo se você não tenha todos os sintomas de hipocondria, não é uma má ideia falar com um profissional de saúde mental sobre suas preocupações de saúde. Preocupações sobre ter hipocondria ou não podem fazê-lo infeliz. Procurar um profissional de saúde mental para a ansiedade de saúde pode ajudar.

Ajudar um ente querido

Se você tem um ente querido com sinais e sintomas de hipocondria, tenha uma discussão aberta e honesta sobre as suas preocupações e as coisas que você tem notado. Você pode não ser capaz de forçar alguém a procurar ajuda para um problema de saúde mental, mas você pode oferecer incentivo e apoio. Você também pode ajudar o seu amado a encontrar um médico qualificado ou profissional de saúde mental e fazer uma nomeação. Ofereça-se para ir à uma consulta com ele ou ela.

Fonte: Mayo Clinic