Pele

É verdade que o envelhecimento é menor na pele oleosa? Descubra!

Por Redação Doutíssima 27/10/2014

O envelhecimento da pele depende de muitos fatores, como hábitos alimentares, tempo de exposição ao sol ao longo da vida, tipos de cuidado e consumo de álcool e cigarro, entre os principais. Mas há outro fator muito importante que vai ditar não só o ritmo, mas o quanto a pele vai envelhecer: a genética.

envelhecimento

Cremes e tratamentos ajudam a manter a pele com aparência jovem. Foto: iStock, Getty Images

O envelhecimento é inevitável a todos, faz parte da vida e há quem viva bem com isso, enquanto outras pessoas preferiam ter pele lisinha de bumbum de nenê para sempre.

 

O fato é que algumas partes do processo de envelhecer incomodam praticamente todo mundo, como a flacidez da pele, as manchas e as marcas de expressão. Elas aparecem para todos: o que muda é a predisposição e os cuidados que cada um tem com seu rosto.

 

Pele oleosa e o envelhecimento

 

Mas e o que a pele oleosa, especificamente, tem a ver com isso? O envelhecimento não é igual para todos os tipos de pele? Não. Todos envelhecem, mas a pele oleosa apresenta algumas vantagens neste aspecto.

 

A oleosidade da pele nada mais é do que o excesso de hidratação que vem do próprio corpo em forma de óleo. A oleosidade natural da pele é saudável apesar de, em excesso, deixar uma aparência suja e causar o aparecimento de espinhas e cravos.

 

Já a pele seca é carente desta oleosidade natural e precisa de diferentes cuidados. Enquanto a pele oleosa precisa de tratamentos mais profundos que controlam as glândulas produtoras do óleo, a pele seca, em geral, pode ser tratada apenas com cuidados diários e tratamentos tópicos.

 

No entanto, a pele oleosa possui alguns fatores positivos quando se trata do envelhecimento. Uma das razões para as marcas do tempo serem menos notáveis na pele oleosa é que ela é mais resistente aos raios solares.

 

Ainda assim, o uso de filtro solar é indispensável para combater não somente as manchas e rugas, mas outros efeitos nocivos à saúde causados pelo sol.

 

Vantagens da pele oleosa no envelhecimento

 

Outra vantagem da pele oleosa no quesito envelhecimento é que as marcas e rugas aparecem menos. Isso se deve em razão da hidratação da pele que, apesar de excessiva, é mais benéfica do que a falta se oleosidade.

 

Na pele seca as marcas são mais perceptíveis, principalmente quando não são tratadas de maneira adequada.

 

Em ambos os casos é possível evitar o envelhecimento precoce com uma rotina de cuidados. É importante manter a pele sempre limpa, usar hidratantes com princípios ativos que regeneram as células e combatem a flacidez.

 

A área dos olhos precisa de atenção especial! Outra dica muito importante é: não durma com maquiagem, já que durante o sono a pele se renova, e os produtos como base e rímel podem dificultar a “respiração” do órgão.

 

O protetor solar deve ser seu melhor amigo, faça chuva ou faça muito sol! Não se esqueça que, antes de iniciar qualquer tratamento, é fundamental consultar um dermatologista que possa indicar o que vai trazer mais resultados para o seu tipo de pele. Usar os produtos errados também pode prejudicar seu combate às rugas.

 

 


Sites parceiros