Remédios Caseiros

Aprenda a fazer hidratantes caseiros e naturais

Por Redação Doutíssima 12/11/2014

A hidratação é fundamental nos rituais de cuidado com a pele, para mantê-la sempre suave, jovem e macia. Os hidratantes mantêm a umidade natural da pele, mas muitos dos produtos que você encontra em farmácias e supermercados contêm substâncias químicas e outros agentes ativos em excesso, que podem causar irritação na pele, especialmente para pessoas com maior sensibilidade. Daí a importância de optar por hidratantes caseiros.

hidratantes-caseiros

Você pode fazer seu próprio hidratante em casa, com ingredientes naturais. Foto: iStock, Getty Images

Por que optar por hidratantes caseiros

Além de terem menos chances de irritar a sua pele, os hidratantes caseiros são muito mais baratos e têm a mesma eficiência dos produtos que você encontra no mercado. Se você está buscando formas mais naturais e mais baratas de manter a sua pele sempre bonita e saudável, veja como fazer alguns hidratantes caseiros.

Confira 4 receitas de hidratantes caseiros

Óleo de coco e aloe vera

Ingredientes:

– Uma folha de aloe vera

– 3 colheres de sopa de óleo de coco (adicione mais ou menos óleo, se você quiser uma hidratação mais leve ou intensa)

Modo de Preparo:

Basta colocar alguns segundos o óleo de coco no microondas para que ele fique com uma consistência líquida e, depois, colocá-lo no liquidificador. Em seguida, tire a casca da aloe vera, lave e adicione ao liquidificador. Bata pôr alguns segundos, até que vire um líquido homogêneo. Agora, basta colocar em um borrifador e utilizar a mistura em seus cuidados de beleza.

Óleo de coco e vitamina E

Ingredientes:

– 1/2 xícara de óleo de coco

– 1 colher de chá de vitamina E

– 5 a 7 gotas de óleo essencial de lavanda

Modo de Preparo:

Para fazer uma das opções mais simples de hidratantes caseiros, basta combinar o óleo de coco, a vitamina E e a essência em um pote e misturar. Se você estiver fazendo este hidratante nos meses mais frios, quando o óleo de coco fica mais sólido, pode usar um mixer para criar um produto macio e cremoso.

Manteiga de karité e óleo de argan

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de óleo de semente de camélia orgânico

– 2 colheres de sopa de óleo de argan orgânico

– 4 colheres de sopa de manteiga de karité refinado

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma tigela de vidro ou metal e use um mixer ou qualquer outro tipo de batedor elétrico. Comece batendo a mistura em velocidade baixa até que se torne espumosa. Uma vez que a mistura fique nessa textura, aumente a velocidade até que fique na cremosa. Se você quiser pode adicionar óleos essenciais. Este hidratante terá uma consistência muito macia e leve, como um bom chantilly.

Óleo de castanha kukui

Ingredientes:

– 2 ½ colheres de chá de água de rosas orgânica

– 7 colheres de chá de óleo de noz kukui orgânico

– ½ colher de chá de cera de abelha natural

– 10 gotas de óleo essencial de sua preferência

– 1 gota de extrato de semente de uva orgânico

Modo de Preparo:

Para o último dos nossos hidratantes caseiros, você vai combinar os óleos e cera de abelha em banho maria e em fogo baixo. Uma vez que os óleos são derretidos, tire-os do fogo e coloque em uma batedeira ou mixer, e adicione as gotas de água de rosas. Continue misturando até atingir a consistência cremosa desejada. Adicione os óleos essenciais e misture bem.