Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com salsa

Por Redação Doutíssima 15/12/2014

Alguns pensam que a salsa não passa de um enfeite, que é colocado nos pratos em determinados restaurantes e muitas vezes sequer é consumido. Esse ingrediente, porém, é um excelente remédio natural para diversas condições prejudiciais à nossa saúde.

 

Saiba mais sobre a salsa

 

Não são poucas as propriedades benéficas e medicinais da salsa. Dentre elas, destacam-se os flavonoides antioxidantes, os ácidos fólico, oleico e nicotínico, e as vitaminas A, C e E. Além disso, nela são encontrados os minerais ferro, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e zinco, aminoácidos como a lisina e, por fim, alguns alcaloides.

 

salsa

Além de tempero bastante utilizado, a salsa traz vários benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Em termos práticos, ela é uma excelente planta para aqueles que buscam reduzir suas taxas de colesterol, já que diminui o nível de triglicerídeos no sangue. Ainda é um espetacular diurético, já que ajuda a baixar a pressão arterial e diminui o líquido que é retido pelo organismo. Essas duas propriedades, conjugadas, resultam em benefícios para o emagrecimento – a planta estimula a eliminação da graxa contida no sangue.

Por ser uma planta bastante completa, a erva pode ser usada ainda em uma infinidade de outros remédios caseiros. Confira abaixo.

 

Principais benefícios da salsa

 

Limpar os rins

Excelente diurético que é, com a salsa é possível fazer um remédio para limpar os rins e melhorar o funcionamento do sistema renal.

Para isso, basta usar uma xícara da erva picada e um litro de água. Coloque para ferver por aproximadamente dez minutos em fogo médio e depois deixe esfriar. Coa a mistura e guarde em um recipiente limpo, colocando-o no refrigerador.

Depois de frio, basta consumir uma vez por dia, ao longo de uma semana, e de preferência nas manhãs em jejum – assim você começará a eliminar o sal e as toxinas que estavam em seus rins.

Digestão

A planta é uma ótima opção para aqueles que têm problemas para realizar uma boa digestão após as refeições. Para isso, além de um ramo da erva, você precisará de um talo de aipo e laranjas. Lave os ingredientes e coloque-os em um liquidificador, adicionando também uma fatia de mamão papaia. Basta consumir ao menos uma vez por dia e você verá que os seus problemas de digestão irão gradualmente diminuir.

Varizes

 

No campo da estética, a salsa também é uma excelente aliada das mulheres. Com ela, é possível fazer um remédio caseiro para acabar com as tão temíveis varizes – já que o ingrediente é uma excelente fonte de vitamina C, que ajuda a reparar e reproduzir as células, estimulando também a produção de colágeno. Em geral, não é apenas as varizes que serão atacadas, mas sim a sua pele como um todo será muito beneficiada.

Basta preparar um chá de salsa: colha e limpe bem os ramos da planta e, quando estiverem todos limpos, coloque para esquentar com água mineral. Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos e depois retire a água do fogo, deixando repousar alguns minutos até esfriar. Agora, basta coar e beber – o recomendável é fazer isso todas as manhãs, em jejum, assim como o remédio caseiro para a limpeza dos rins.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!