Remédios Caseiros

Alivie a dor de dente com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 16/10/2014

Uma dor de dente sempre surge nas horas mais inconvenientes possíveis – quando você está saboreando algum doce, por exemplo. As cáries são um dos maiores motivos, já que elas estão esperando alimentos açucarados e ricos em amido, que se agarram aos dentes e gengivas. As bactérias produzem ácidos que danificam os dentes e, quando atingem um nervo, a dor aparece.

dor-de-dente

Dor de dente pode surgir em quem consome muitos doces e tem cáries. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar a dor de dente

Mas pode haver outras causas, como um dente quebrado, um abcesso (infecção na gengiva), ou uma sinusite. Qualquer infecção que atinge a raiz é certeza de muita dor.

As dores de dente variam de intensidade, mas, seja qual o motivo, é preciso ter consultar um bom dentista, que poderá orientar você sobre qual a maneira mais eficiente para acabar com o desconforto.

Paralelamente a esse tratamento, você pode experimentar soluções caseiras que prometem combater a dor de dente de forma simples e natural.

Soluções naturais para aliviar a dor de dente

Solução 1

Umedeça um algodão com um pouco óleo de cravo e coloque diretamente no seu dente dolorido. Esse produto tem notáveis ​​propriedades antibactericidas, e também um efeito entorpecente. Por isso, é um remédio popular para dor de dente.

Além disso, este extrato de broto de cravo contém eugenol, que é um forte antisséptico. O óleo pode doer no começo, mas aos poucos a dor de dente vai diminuir.

Solução 2

Você também pode fazer uma pasta de gengibre em pó e pimenta vermelha (caiena). Despeje os ingredientes em pó na parte inferior de um prato e, em seguida, adicione uma ou duas gotas de água para fazer a pasta.

Enrole uma pequena bola de algodão nessa mistura, o suficiente para saturá-lo. Passe esse algodão no dente dolorido. Além de usar os temperos juntos, você pode experimentá-los separadamente. Qualquer um pode ajudar a aliviar a dor de dente.

Solução 3

Chá de hortelã tem um sabor agradável e também possui um poder entorpecente. Coloque 1 colher de chá de folhas secas de hortelã em uma xícara de água fervente e aguarde a infusão por 20 minutos. Após o chá esfriar, faça bochechos e repita quantas vezes for necessário.

Solução 4

Cubra uma pedra de gelo com um pano ou toalha de rosto e, em seguida, mantenha-a sobre a bochecha onde está o dente com problema. Isso vai ajudar a manter a região anestesiada, aliviando a dor de dente.

Certifique-se de que você tem algum tipo de pano entre a pele e o gelo, ou poderá queimar o rosto. Se não funcionar, tente o oposto – uma compressa quente.

Solução 5

Quando você tem uma dor de dente, pode mastigar algumas folhas de goiabeira até sentir algum alívio. Outra forma de obter benefícios da goiaba é colocar quatro ou cinco folhas em água e ferver. Adicione sal e, quando a água esfriar, use como um antisséptico bucal. As folhas de espinafre cru também pode ajudar com a dor de dente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!