Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para curar inflamação

Por Redação Doutíssima 08/11/2014

O processo inflamatório acontece quando o sistema imunológico do organismo humano entende que precisa destruir os agentes agressores que estão atacando em forma de infecção ou lesão, liberando substâncias que criam a resposta inflamatória. Essa reação pode ser dolorosa e incômoda em muitos casos, mas há uma série de remédios caseiros que ajudam a curar inflamação.

curar-inflamacao

Métodos caseiros e naturais podem acelerar a cura de uma inflamação. Foto: iStock, Getty Images

Métodos que ajudam a curar inflamação

A planta verbasco ajuda a curar inflamação, agindo com suas substâncias calmantes e anti-inflamatórias. Ela age nas infecções da garganta, vias aéreas, estômago e pele, que causam inchaço e vermelhidão.

Para aproveitar as suas propriedades, ferva quatro colheres (chá) de flores de verbasco em 2 xícaras de água. Deixe descansar por 10 minutos, coe e beba três vezes ao dia. Se as irritações da pele foram externas é só fazer uma compressa morna do chá de verbasco.

A erva medicinal conhecida como rabo de cavalo também possui propriedades anti-inflamatórias. Basta ferver durante 15 minutos um colher da erva para cada xícara de água, coar e beber de duas a três xícaras por dia. O gengibre é outra planta que pode ser usada, pois combate os genes responsáveis pelo processo inflamatório. Pode ser  consumido na comida, em forma de chá ou pó.

Um dos componentes do açafrão, a curumina é benéfica contra as inflamações, se sobrepondo às proteínas pró-inflamatórias, as citocinas. Tome uma colher de chá de açafrão por dia. Rico em flavonoides a pitangueira atua eliminando vários tipos de inflamações, além de combater o estresse e a insônia. Ferva folhas de pitanga em 300ml de água, coe e beba imediatamente, quantas vezes por dia achar necessário.

Gargarejos e chás para curar inflamação

Se você quer curar inflamação na garganta especificamente, um bom começo é fazer um gargarejo com água e sal. O sal diminui o inchaço, ajuda a limpar a mucosa excedente e libera seu nariz entupido, para que ele volte a funcionar corretamente. Em uma xícara com água morna misture uma colher (chá) de sal. Repita esse processo no máximo três vezes ao dia, até que faça efeito.

Já para inflamação no útero, a receita é o chá de folhas de tanchagem, erva anti-inflamatória muito eficaz, que também funciona para outras inflamações, como amidalite, por exemplo. Em uma panela, ferva 20 folhas de tanchagem em um litro de água, em seguida deixe descansar por cerca de 10 minutos. Tome quatro xícaras desse chá por dia, até que a inflamação sare.

Aumentar o consumo de alimentos com ácidos graxos ômega 3, como peixe e óleo de linhaça, também ajudam a curar inflamação, aliviando seus sintomas. Evite comer em grande quantidade alimentos com ácidos graxos ômega 6, presentes em carnes vermelhas e laticínios. O abacaxi e o mamão agem desinchando a inflamação. Coma um pedaço médio de uma das frutas uma vez ao dia.

Um dos agentes causadores da inflamação é a interleucina-6, proteína ligada ao estresse. Nesse caso, para curar inflamação, uma boa pedida é praticar yoga, por exemplo, que diminui os níveis da proteína em mais de 40%. Se, mesmo depois de tratamentos caseiros, sua inflamação persistir, procure um especialista.