Clínica Geral

Dor de ouvido infantil: conheça as origens do problema e como tratá-lo

Por Redação Doutíssima 22/09/2014

Quem tem filhos, sabe bem que a dor de ouvido infantil é algo até certo ponto corriqueiro. Crianças são acometidas pela inflamação no ouvido que gera dor em todas as estações, mas as chamadas otites tendem a aparecer de forma mais forte no verão e no inverno.

A dor de ouvido infantil que ocorre no verão é proveniente das otites externas causadas pela maior exposição à água de piscinas, praias e chuveiros, o que é comum nas estações quentes do ano. Geralmente, o primeiro sintoma aparece em forma de dor aguda ao encostar na orelha.

dor-de-ouvido-infantil

Somente um médico pode dar o tratamento adequado à dor de ouvido nas crianças. Foto: Shutterstock

Como se manifesta a dor de ouvido infantil

Na otite externa pode ocorrer a drenagem de pus o que gera uma dor de ouvido infantil bastante intensa, não acompanhada de febre e que é tratada com curativos e limpeza da secreção, além de gotas tópicas de antibióticos específicos para otite externa.

Além do tratamento local, é prudente evitar o contato com a água na orelha na hora do banho, até que a infecção melhore.

Já a dor de ouvido infantil mais comum no inverno é causada pela otite média, que vem acompanhada de uma gripe ou resfriado, muitas vezes com febre e aparece com quadro respiratório que envolve nariz, peito ou garganta.

Além disso, esse tipo de dor pode se manifestar agudamente quando a criança tenta ingerir líquidos, pois a sucção é dolorosa, diferente da dor de garganta, na qual há dificuldade para a deglutição de alimentos sólidos.

Diagnóstico e tratamento da dor de ouvido infantil

O diagnóstico desse tipo de otite é feito pelo por meio da otoscopia, que permite que o tímpano seja visualizado e assim seja possível perceber seu comprometimento agudo da infecção.

Já em relação à medicação, a otite média é mais trabalhosa, pois exige um antitérmico para controlar a febre e dor. Além disso, se houver uma secreção espontânea, há necessidade do médico aspirar o catarro. Caso a infecção ocorra nos dois ouvidos é importante o antibiótico por via oral.

No entanto, em casos de dor de ouvido infantil,a utilização dos bastões de madeira ou plástico com algodão na ponta não são indicados para fazer a limpeza do ouvido. A explicação é simples, basta imaginar o ouvido como uma rua sem saída.

Se você tiver uma pedra dura de cera no ouvido e tentar removê-la com o bastão, estará empurrando essa “massa” até a “porta fechada” lá no fundo. Essa “porta” é o tímpano, que pode até vir a romper-se. Em caso de ouvido “entupido”, somente um médico, com a instrumentação e iluminação adequadas, poderá fazer a remoção do excesso ou do bloco da cera.

Porém, quando se trata daquele tipo de limpeza da parte mais externa da orelha, a mesma deve ser feita com a ponta de uma toalha molhada em um pouco de álcool. Esse procedimento deve ser realizado de 3 a 4 vezes por semana para limpar as “dobrinhas”.

No entanto, vale lembrar que um pouco de cera no canal do ouvido não faz mal, pois se trata de uma defesa fisiológica para proteção, e só deve ser retirada com auxílio médico em caso de excesso ou entupimento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!