Medicina Alternativa

Tratamento com acupuntura pode ser alternativa menos invasiva contra a hérnia de disco

Por Flavia Macedo Parente 18/04/2014

tratamento com acupuntura

Há muitas histórias de pacientes, sofrendo de hérnia de disco, que escaparam da mesa cirúrgica depois de optarem pelo tratamento com acupuntura. Já para outras pessoas, as picadas de agulhas não foram o suficiente. Qual seria, então, a relação entre o procedimento da medicina tradicional chinesa e esse problema de saúde?

Primeiro, vamos explicar brevemente o que é a hérnia de disco, uma projeção ou escape de uma estrutura que deveria estar contida, assim, hérnia de disco intervertebral é a projeção do disco que fica entre as vértebras da coluna vertebral. Como consequência, isso comprime a medula espinhal (raízes nervosas). O local mais acometido é a região lombar, mas também pode ocorrer nas vértebras cervicais e torácicas, embora mais raramente.

De acordo com a medicina chinesa, alguns dos cinco elementos estão envolvidos, porém a desarmonia que origina a hérnia de disco encontra-se principalmente entre água e terra – a água, por estar representada pelo meridiano do rim, que tem, entre suas funções, a formação das raízes nervosas, e a
terra, indicada por baço-pâncreas, que mantém as estruturas do nosso corpo em seus devidos lugares. Além desses meridianos, ainda podem estar relacionados, pela localização da dor, bexiga (água), vesícula biliar e fígado (madeira) e estômago (terra).

Suas causas são as mais variadas, incluem postura inadequada, hereditariedade, excesso de trabalho que sobrecarregue a coluna, alterações emocionais e obesidade. Dessa forma, os inter-relacionamentos da medicina chinesa aumentam ainda mais, podendo acrescentar à lista os elementos ausentes, como fogo e metal.

Tratamento com acupuntura

Apresentado-se como um procedimento que pode curar a hérnia de disco, o tratamento com acupuntura apresenta dois principais focos: 1) analgesia e 2) eliminação ou amenização dos fatores que geram a patologia e suas causas.

O primeiro, a analgesia é a qualidade anti-inflamatória que o tratamento com acupuntura apresenta e depende de uma avaliação minuciosa da região acometida. Utilizando técnicas específicas, que podem incluir práticas auxiliares, como auriculopuntura, eletroacupuntura, magnetoterapia, laser, crosstaping e cinesiotaping, muitas vezes com efeitos imediatos e sempre com resultados satisfatórios, vai reduzindo a dor e melhorando a circulação energética na região, permitindo aos poucos, em casos mais graves, que o paciente recupere gradativamente suas atividades.

O segundo foco é a origem da desarmonia, que muitas vezes é ignorada, por isso, a reincidência é certa. Para um resultado satisfatório, é imprescindível uma avaliação detalhada da vida e dos hábitos do paciente, para que se identifique as causas do mal e assim tratá-las. Em muitos casos, esse modo de proceder pode fortalecer e alongar as estruturas musculares; noutros, um floral pode ser administrado a fim de que sejam sanados fatores emocionais. O tratamento com acupuntura pode ajudar até mesmo a amenizar a influência da hereditariedade.

Realizando um tratamento com acupuntura completo, mediante uma avaliação detalhada, é quando percebemos que são histórias de verdadeiros milagres. Se a preocupação for apenas a solução da dor, certamente os resultados não aparecem ou são pequenos. Procure um profissional que tenha uma visão holística sobre sua desarmonia, colocando o seu foco principal no indivíduo, não na doença.

tratamento com acupuntura

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Benefícios da acupuntura: você dá a devida importância à sua respiração na sua rotina

Sabia que sua dor nas costas pode ser hérnia de dsco? Acabe com suas dúvidas agora!

Acupuntura é um ramo tradicional da medicina chinesa

5 Hábitos para uma vida saudável

8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor e mais nutritiva

Acupuntura na gravidez pode ser uma boa experiência

Dor nas costas? Conheça as causas e tratamentos