Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para evitar excesso de gás e inchaço

Por Redação Doutíssima 18/11/2014

Uma série de fatores podem causar o excesso de gás e inchaço. Os principais motivos são a prisão de ventre, as úlceras pépticas, a anorexia, a ansiedade, o hábito de fumar, a retenção de água, os excessos, a indigestão, a síndrome pré-menstrual, a menopausa e a síndrome do intestino irritável. Seja qual for a origem, é possível aliviar esse incômodo com remédios caseiros e naturais.

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Conheça soluções naturais e caseiras para aliviar o gás e inchaço. Foto: Shuterstock

Como acabar com o gás e inchaço

Todo mundo já teve problemas com gases, mas às vezes esta condição pode incomodar e ser um tanto constrangedora. O excesso de gás, em alguns casos, se torna desconfortável ou até mesmo doloroso. Isso torna a área do estômago visivelmente inchada e, muitas vezes, o inchaço é acompanhado por outros sintomas, como cólicas, arrotos, dor, diarreia, falta de ar e dor lombar.

No entanto, algumas mudanças simples em sua dieta ajudam a proporcionar alívio do excesso de gás e inchaço, e também ajudar na digestão. Uma boa maneira de aliviar o inchaço é incentivar a passagem de gás, através de uma massagem abdominal. Em seguida, tente alguns remédios caseiros simples de fazer.

Conheça os melhores remédios caseiros para aliviar o gás e inchaço

Erva-doce

As sementes de erva-doce são muito eficazes para os problemas digestivos, como o excesso de gás e inchaço. Isso é possível devido às suas propriedades diuréticas, que reduzem a dor, e às suas propriedades antimicrobianas. As sementes de erva-doce relaxam os espasmos musculares no trato digestivo.

Você pode mastigar algumas sementes de erva-doce depois das refeições. Mas para tratar este problema o melhor é beber uma xícara de chá de erva-doce quente, que você prepara usando uma colher de chá de sementes de erva-doce em um copo de água. Depois, basta levar a mistura para ferver, aguardar a infusão por 10 minutos e coar.

Beba este chá duas ou três vezes ao dia. Se o sabor do chá de erva-doce é muito forte para você, coloque uma pitada de sementes de erva-doce em água quente por três minutos e, em seguida, beba a água.

Gengibre

O gengibre é uma planta bastante conhecida que, além de outros tantos benefícios, é ótima para reduzir o gás e inchaço. Ela contém vários ingredientes ativos, incluindo compostos que reduzem a inflamação nos intestinos e relaxam os músculos intestinais. Para isso, coloque cinco fatias finas de gengibre em um copo, adicione um pouco de mel ou limão e, em seguida, despeje água fervente na xícara.

Cubra a xícara e deixe em infusão por cerca de 10 minutos, antes de beber. Outra opção é comer uma colher de chá de gengibre fresco ralado antes das refeições. Você também pode ralar a raiz de gengibre e colocar em sua comida.

Camomila

O chá de camomila é outra opção eficaz para obter alívio do inchaço. Este chá tem propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas, que ajudam a acalmar o estômago. Para isso, basta colocar um saquinho de chá de camomila em água fervente, cobrir a infusão e aguardar de 10 a 15 minutos.

Retire o saco de chá e adicione um pouco de suco de limão ou mel. Beba o chá lentamente, duas ou três vezes por dia, entre as refeições.

Abóbora

Comer abóbora é uma excelente maneira de evitar a flatulência indesejada, bem como inchaço. A abóbora contém uma boa quantidade de vitamina A, potássio e fibras, que ajudam na digestão. Adicione apenas uma xícara de abóbora a suas refeições e isso pode ajudar a criar um fluxo digestivo suave e reduzir o gás e inchaço. Você pode incluí-la como ingrediente em suas receitas.

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