Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com ginseng

Por Redação Doutíssima 13/12/2014

O ginseng é uma planta de origem oriental que sempre é associada aos inúmeros benefícios que pode trazer ao nosso organismo. Aliás, a própria origem dessa planta já explica o porquê dessa lembrança: ela pertence à família panax, que ganhou seu nome em homenagem a Panakos, ou Panaceia, que, na mitologia grega, representa a deusa que tinha a cura de todos os males.

ginseng

Ginseng tem inúmeras propriedades benéficas à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre o ginseng

 

Tão poderoso e cheio de qualidades que é, o ginseng ainda hoje é utilizado e prescrito pela medicina tradicional chinesa. E isso não é à toa, mas sim porque a erva possui propriedades curativas e estimulantes, extremamente necessárias em determinadas doenças e condições.

 

Apesar disso, ela é contraindicada para pessoas com gastrite, úlcera, epilepsia e que sofrem de Mal de Parkinson, além de gestantes e lactantes. A erva ainda é bastante utilizada no mundo gastronômico – seja na composição de bebidas, como tempero para saladas e como ingrediente em outros pratos, mais elaborados.

 

As propriedades curativas do ginseng incluem o reforço ao sistema imunológico, o poder antioxidante de seus elementos e o aumento na produção de glóbulos vermelhos. Em outras palavras, ele é excelente para pessoas que estão sob intensa pressão mental ou física, para aquelas que querem retardar o envelhecimento e para aquelas que, eventualmente, sofrem com anemia.

 

No entanto, existem diversas outras possibilidades para a utilização da planta. Quer saber como fazer alguns remédios caseiros com ela? Confira abaixo.

 

Melhores remédios caseiros com ginseng

 

Dor de cabeça

 

O cansaço e a fadiga resultam em diversas reações do corpo humano, e uma delas é a ocorrência de dor de cabeça. O ginseng é excelente para combater esse tipo de desconforto quando ele é decorrente do esgotamento físico.

 

Para obter esse benefício, você deve preparar uma mix de ervas: 20 gramas de genciana, 20 gramas de Damiana, 20 gramas de alecrim, 20 gramas de ginseng e um pouco de rosa mosqueta, e misturar uma pequena colher dela com um copo de água, colocando para ferver.

 

O ideal é que esse remédio caseiro seja consumido duas vezes ao dia, preferencialmente na parte da manhã e ao meio-dia, dependendo do nível de cansaço.

 

Hipotensão

 

A raiz ainda é uma excelente alternativa para as pessoas que sofrem de hipotensão, sobretudo em razão de suas propriedades estimulantes. Para isso, coloque um litro de água no fogo e, quando estiver a ponto de ferver, adicione 10 gramas de visco, 10 gramas de alecrim e 10 gramas de ginseng. Depois de pronto, deixe repousando um minuto e já será possível consumir a mistura.

 

Indica-se o consumo de uma xícara depois do café da manhã e outra após o almoço, durante toda uma semana. Em razão de possíveis interações adversas, não é recomendado o consumo de suco de limão nesse período.

 

Concentração

 

Para aqueles cujo trabalho exige uma dose extra de concentração, ou então para os estudantes que se preparam para provas e exames importantes, a planta pode ser um importante aliado.

 

E não é nada difícil obter esses benefícios. Basta misturar uma colher de raiz de ginseng ralada em um litro de água fervente, deixar a mistura esfriar e consumi-la duas vezes ao dia ao longo de duas semanas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!