Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar a gastrite

Por Redação Doutíssima 14/11/2014

Perda repentina de apetite, sensação de queimação no estômago e ânsia de vomito não são incômodos comuns do dia a dia. Os sintomas listados acima são as principais queixas de quem sofre de gastrite, uma inflamação aguda nas paredes internas do estômago, que senão tratada pode evoluir para uma úlcera.

Qualquer alteração no nosso corpo funciona como um aviso do organismo de que algo não vai bem e isso não deve ser ignorado. Por isso, ao sentir esses sintomas, é recomendável que se procure um médico. Além de tratamento com medicamentos, deve ser feita uma dieta leve e ingerida muita água. Mas alguns remédios caseiros também podem ajudar a tratar a doença e aliviar as dores ao longo do dia.

gastrite

A gastrite pode ser tratada com remédios caseiros e naturais. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a gastrite

Uma das causadoras da gastrite é a bactéria Helicobacter pylori e hoje estima-se que 80% dos brasileiros estejam infectados por ela. Os estudos sobre a bactéria ainda são recentes, mas os médicos acreditam que o microrganismo enfraquece a mucosa estomacal e, assim, faz o suco gástrico machucar as paredes do estômago.

Entre os principais fatores para o surgimento da gastrite estão o estresse, o cigarro, a má alimentação e também o uso prolongado de anti-inflamatórios não hormonais (como a aspirina) e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Antes de se automedicar, é importante consultar um médico, pois só através de uma endoscopia alta (exame que permite visualizar a mucosa do estômago) ou de uma biópsia (retirada de fragmentos da mucosa estomacal para análise mais minuciosa no microscópio) é possível ter certeza do diagnóstico.

Algumas receitas caseiras, porém, também são indicadas e ajudam a aliviar a dor. O mais importante é manter uma dieta leve, mastigar os alimentos devagar e beber muita água durante o dia – no mínimo dois litros.

Melhores remédios caseiros para tratar a gastrite

Suco de cenoura

O suco natural poderá ajudar a combater a gastrite e seus sintomas, pois a cenoura possui propriedades anti-inflamatórias, além de diuréticas, que ajudarão no alívio.

Salsinha

Prepare um suco de salsinha triturada com água e tome todos os dias, ou enquanto durar o mal-estar. A planta tem propriedades que também aliviam os sintomas da gastrite.

Batata

Descasque uma batata e passe-a em seguida por um ralador comum fino. Em seguida, pressione a batata num coador fino. O caldo que se extrai deve ser bebido puro e em jejum, 30 minutos antes das principais refeições ou sempre que sentir os sintomas da gastrite. Outra opção é simplesmente comer a batata crua.

Espinheira santa

Adicione uma colher de chá de folhas secas de espinheira santa a água fervente. Deixe repousar por cerca de 10 minutos, coe e tome morno. É aconselhado tomar este chá em jejum e cerca de meia hora antes das refeições.

Babosa e dendê

Outra solução caseira muito simples e eficaz é tomar duas colheres de sopa de gel de babosa, três vezes ao dia, ou duas colheres de sopa de azeite de dendê. Estes devem ser consumidos em jejum,para que seu efeito seja mais rápido.