Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da capuchinha

Por Redação Doutíssima 20/12/2014

Rica em Vitamina C, ácido oxálico, lucosinolatos, mirosina, espilantol e sais minerais, como ferro, iodo e fosfato), a capuchinha é muito usada para reduzir secreção nasal, gripes, resfriados, rinites e alergias. Suas folhas e flores, em infusões, também aumentam a resistência do organismo a ações bacterianas, devido ao seu potencial antisséptico, que atua na contenção de microrganismos.

 

Saiba mais sobre a capuchinha

 

De fácil cultivo, essa planta rasteira se desenvolve em diversos climas – por isso, é encontrada com facilidade em várias regiões do país. A capuchinha, depois de adaptada, chega a alcançar um a dois metros de comprimento, podendo ser usada também na ornamentação de jardins e canteiros. Possui flores bastante vistosas, próprias para o consumo na forma de salada, agregando alto valor nutritivo aos pratos com seu típico aroma e sabor picante, semelhante ao agrião.

 

capuchinha

Capuchinha é boa para os sistemas respiratório e urinário, pele e cabelos. Foto: iStock, Getty Images

A planta, que pertence à família das Tropeoláceas, também é conhecida como agrião-do-méxico, agrião-grande-do-peru, agrião-maior-da-índia, capuchinha-de-flores-grandes, capuchinha-grande, chagas, flor-de-chagas, capucina, capuchinho, chagas-de-flores-grandes, chagas-da miúda, cinco-chagas, cochlearia-dos-jardins, coleária-dos-jardins, curculiare, flor-de-sangue, mastruço, mastruço-do-peru, nastúrcio, nastúrio e sapatinho-do-diabo.

 

Aproveitando os benefícios da capuchinha

 

Infusão no leite

Essa dica é indicada para tratar afecções pulmonares, como expectorante muito eficaz na expulsão do muco. Prepare uma mistura de duas colheres (sopa) de folhas frescas e amassadas em um pilão com uma xícara (chá) de leite quente. Coe antes de beber. Este remédio pode ser adoçado com mel a gosto e ingerido várias vezes ao dia.

Chá

É ideal para desinfectar vias urinárias, por seu poder diurético. Adicione água fervente em uma xícara (de chá) contendo uma colher (sopa) de folhas frescas ou secas picadas, evitando adoçar para usar sem interferência todos os seus benefícios adstringentes. Pode ser bebido à vontade, quente ou frio.

Alimento nutritivo

As flores de capuchinha são altamente nutritivas, decorativas, saborizantes e aromatizantes, podendo ser acrescentadas em qualquer salada. A combinação com quibe de trigo é a mais comum. E um recipiente, coloque um punhado de folhas e flores frescas picadas, uma cebola média picada bem fininha e uma maçã picada.

Misture tudo bem e acrescente a cada xícara de chá de trigo de quibe já preparado. Tempere com sal e limão. Em saladas de mix de folhas, as folhas e flores da planta também podem ser acrescentadas, sempre em uma medida um pouco menor que os demais ingredientes – devido ao seu acentuado sabor.

Para os cabelos

Misturado em extrato alcoólico, as folhas frescas de capuchinha são indicadas para fortalecer o couro cabeludo, estimulando o crescimento dos cabelos e prevenindo a sua queda.

Este remédio caseiro deve ser preparado com duas colheres (sopa) de folhas frescas de capuchinha, bastante amassadas e trituradas manualmente, adicionadas a uma xícara (chá) de álcool de cereais a 80%. Após a infusão, deixe macerando durante cinco dias em recipiente limpo, de preferência de vidro, para depois ser utilizado diariamente, direto no couro cabeludo, com a ajuda de um borrifador.

Para a pele

Essa receita é um potente adstringente natural para peles oleosas e cansadas, ideal para tratar as infecções da acne e purificar os poros, evitando cravos e espinhas. Misture o suco de uma xícara de folhas trituradas a duas colheres de vaselina líquida para facilitar a aplicação no rosto. Faça uma máscara uma vez por semana.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!