Medicina Alternativa

Conheça os principais benefícios do chá mate

Por Redação Doutíssima 14/12/2014

Alguns especialistas acreditam que o chá mate possui a força do café, os benefícios à saúde do chá, e a energia do chocolate, tudo em uma só bebida. Dos seis estimulantes comumente utilizados no mundo (café, chá, noz de cola, cacau e guaraná), a erva mate é o mais equilibrado, proporcionando, ao mesmo tempo, energia e nutrição.

cha-mate

O chá mate melhora a concentração, sem trazer efeitos colaterais. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre o chá mate

 

O chá mate é feito a partir de folhas naturalmente cafeinadas e nutritivas da erva-mate, que é um estimulante do sistema nervoso central que contém cafeína, mas também uma série de outros nutrientes, como antioxidantes, aminoácidos, polifenóis, vitaminas e minerais.

 

Com isso, esse chá possui vários benefícios para a saúde, como diminuir o colesterol, aumentar a libido sexual, incentivar o funcionamento do sistema circulatório e cardiovascular, prevenir as cáries e acabar com a fadiga física e mental.

 

A bebida ainda é rica em antioxidantes – 90% mais do que o chá verde, por exemplo – e, por isso, possui propriedades que retardam os sinais de envelhecimento, desintoxicam o sangue e previnem muitos tipos de câncer. Além disso tudo, a erva-mate também ajuda a reduzir o estresse e a insônia. Veja como é possível usar esse poderoso chá como um remédio caseiro, acabando com muitos problemas de saúde.

 

Conheça os principais benefícios do chá mate

 

Concentração

 

Os minerais, vitaminas, antioxidantes, e outras substâncias encontradas no chá mate proporcionam um efeito de equilíbrio no sistema nervoso. Apesar de aumentar a energia mental, clareza e foco, a bebida não causa nenhum dos incômodos ou efeitos colaterais associados, comuns ao consumo de bebidas com cafeína, como dores de cabeça, dores de estômago e nervosismo. Por isso, se você quer melhorar a sua concentração, beba de duas a três xícaras desse chá diariamente.

 

Perder peso

 

A erva-mate tem qualidades estimulantes que ajudam a trazer saciedade mais cedo durante uma refeição, e que retardam a digestão, de modo que seu estômago se sente satisfeito. Combinando o chá mate com uma dieta saudável e exercícios físicos regulares, é possível aumentar o metabolismo, para queimar mais calorias e reduzir o apetite naturalmente. Para isso, basta beber um copo do chá diariamente.

 

Diminuir o colesterol

 

Pesquisas recentes sugerem que o chá da erva-mate pode diminuir o colesterol ruim. Isso tem como consequência a proteção contra diversos problemas cardíacos. Para isso, basta usar um litro de água e duas colheres de sopa de folhas do de erva-mate. Depois de ferver a mistura, coe e beba três vezes ao dia, 10 minutos antes das principais refeições.

 

Reduzir estrias e celulite

 

Se você está lutando contra a celulite sem sucesso, é hora de tentar um extrato de erva-mate em sua pele. A cafeína do extrato vai reduzir a celulite e ajudá-la a obter uma pele impecável. O extrato também é benéfico para a redução das estrias – um problema comum para a maioria das mulheres.

 

Para isso, basta aplicar diariamente o extrato sobre a pele. Você também pode usar as folhas de erva-mate para fazer uma pasta e aplicar massageando na área afetada.

 

Reforçar o sistema imunológico

 

A vitamina C é um antioxidante bastante presente no chá mate. Ela ajuda a eliminar os radicais livres do corpo e também fortalece o seu sistema imunológico. Isto significa que previne resfriados, tosses e envelhecimento precoce. Para isso, basta beber duas a três xícaras do chá todos os dias.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!