Medicina Alternativa

Saiba como parar de roer unhas com métodos naturais

Por Redação Doutíssima 11/01/2015

O hábito de roer as unhas pode ser sinal de ansiedade, nervosismo e estresse. Muitas pessoas sofrem com isso e, por mais que tentem, não conseguem parar de roer unhas. O resultado são mãos feias, eventuais sangramentos e dores nos dedos. Mas a mudança de hábitos não é impossível. Veja, abaixo, algumas dicas para parar de roer unhas com métodos e remédios caseiros.

parar de roer unhas

Controlar a ansiedade é a melhor maneira de evitar roer unhas. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para parar de roer unhas

 

Para ajudar você a parar de roer unhas, existem alguns métodos naturais e caseiros, que embora simples, são bastante eficazes. Confira:

1. Mantenha-se calmo. Mesmo que esteja em um ambiente potencialmente estressante, tente sempre manter a estabilidade emocional e evitar crises de estresse. São essas ocasiões que levam as pessoas a roer as unhas.

2. Um ótimo método natural para parar de roer unhas é esfregar um dente de alho nas unhas. O cheiro e o gosto forte vão evitar que você coloque a mão na boca.

3. Caso não queira usar alho, tente esfregar limão nos dedos. O efeito será o mesmo, e o cheiro e gosto vão durar por bastante tempo.

4. Usar cremes e loções perfumadas para as mãos todos os dias também poderão ajudar, já que muitos destes produtos têm gostos desagradáveis.

5. Manter as unhas sempre limpas e bem pintadas também ajuda, pois você vai evitar estragá-las depois de tanto trabalho para cuidar delas.

6. Manter uma borrachinha elástica no pulso é outro método. Assim, sempre que você levar a mão até a boca, vai notá-la e lembrar o motivo de ela estar ali – muitas vezes roemos unhas sem nem perceber.

7. Tenha sempre uma lixa de unhas na bolsa. Quando uma unha lascar ou quebrar, lixe ao invés de roer, pois, uma vez que você cai na tentação, a mania vai persistir.

8. Tomar chás tranquilizantes é outra alternativa, pois eles combatem a ansiedade e nervosismo, condições que nos fazem roer as unhas.

 

Chás para parar de roer unhas

 

Ervas como a camomila, a valeriana, a melissa e a flor de maracujá são consideradas calmantes naturais e, por conta disso, ajudam a diminuir as sensações de estresse, nervosismo e ansiedade. O chá feito com estas plantas é, por consequência, um método natural para parar de roer unhas. Veja, abaixo, como preparar a infusão.

Ingredientes:

– 1 colher de chá de valeriana

– Meia colher de chá de erva cidreira

– Meia colher de chá de flor de maracujá

– 1 colher de chá de camomila

– Meia colher de chá de pétalas de lavanda

– 3 folhas de hortelã

– 3 colheres de chá de mel

– Meio litro de água

Modo de Preparo:

Coloque a água em um recipiente e ferva. Feito isso, junte as ervas e o mel. Tampe e deixe agitar por 15 minutos, mexendo eventualmente. Coe e beba o chá fresco.

 

Fortaleça as unhas

 

Ter as unhas fortes e saudáveis é outra maneira de parar de roer unhas. Para isso, você pode usar alguns produtos naturais, entre eles o azeite de oliva.

Todos as noites, mergulhe a ponta de seus dedos em um pote com o azeite, até que as unhas estejam totalmente cobertas. Deixe de molho por no mínimo 15 minutos e no máximo 30. O suco de laranja com limão também ajuda a fortalecer as unhas – basta fazer o mesmo procedimento explicado acima.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima