Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para reduzir colesterol alto

Por Redação Doutíssima 08/11/2014

O colesterol é um tipo de gordura produzida pelo organismo, que produz hormônios e vitamina D. No entanto, se produzido em grande quantidade, ele pode entupir as artérias e veias, provocando doenças cardiovasculares. Daí a necessidade de reduzir colesterol alto, para evitar esse tipo de problema.

Disposição genética e hereditária, falta de exercícios físicos, obesidade e principalmente, uma dieta muito gordurosa, são os principais causadores dessa situação. Para reverter ou prevenir os altos níveis de colesterol, alguns hábitos e remédios caseiros podem ser a solução.

reduzir-colesterol-alto

É possível amenizar o colesterol alto com remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Sucos caseiros para reduzir colesterol alto

Para reduzir colesterol alto,comece reformulando seu cardápio, diminuindo as carnes, laticínios e todas as gorduras e frituras. Não abuse no açúcar, carboidratos e doces e passe a investir em frutas, verduras e frutas. Comer duas colheres (sopa) de aveia ao dia já ajuda. O consumo de 25 gramas/dia de proteína de soja evita o surgimento de doenças no coração.

Rica em fibras, sais minerais, vitaminas e flavonoides, a berinjela absorve o colesterol, principalmente no intestino. Coma-a cozida ou, se preferir, prepare um suco com o fruto. Pique a berinjela em rodelas e deixe de molho na água por uma hora. Depois coe, misture esse líquido com o suco de três limões e um litro de água e beba três copos dessa mistura ao dia.

O suco de cenoura é outra dica para quem quer reduzir colesterol alto. Rica em vitaminas e minerais, a cenoura auxilia o fígado a eliminar a quantidade excedente de bile, reduzindo o nível de gordura e, por consequência, o colesterol. Separe quatro cenouras, um copo de suco de limão e duas colheres (chá) de açúcar.

Descasque as cenoras e leve a centrífuga. Feito isso, leve todos os ingredientes ao liquidificador, coando a seguir. Tome o suco cerca de três vezes por semana. O consumo de mais de cinco copos da mistura por semana pode deixar a pessoa com pele alaranjanda, mas isso apenas significa que as toxinas estão sendo liberadas pelo corpo. Basta diminuir a ingestão da receita e o efeito colateral sumirá.

O suco de maçã também ajuda a reduzir colesterol alto, além de ser rico em vitamina A e eficaz no combate a problemas intestinais. Reserve três maçãs, açúcar mascavo e 300ml de água. Lave bem as frutas, retire as cascas, corte-as em cubos e retire seus caroços. Depois bata tudo no liquidificador, adoçando com açúcar a gosto. Beba o quanto quiser.

Outros alimentos para reduzir colesterol alto

O alho é outro purificador do sangue natural, um dos mais fortes do mundo, devido a um composto chamado alicina. Basta amassar dois dentes de alho sem casca e deixar de molho em um copo com água durante seis horas.

Depois é só coar e beber três vezes por dia. Você também pode comer um dente de alho por dia, ou opte pelos suplementos de alho.

O consumo de peixe também é recomendado para reduzir colesterol alto, pois contém ácidos graxos ômega 3. Tente comer a carne branca três vezes por semana. Outro hábito recomendável é fazer caminhadas ou outros exercícios durante meia hora diariamente. Procure um médico e descubra se você precisa somar esses tratamentos caseiros com alguma medicação.