Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do sabugueiro

Por Redação Doutíssima 23/12/2014

O sabugueiro é considerado uma das melhores opções para quem busca um remédio natural para tratar determinadas condições de saúde. Geralmente, a árvore cresce de três a nove metros de altura e, embora seja uma espécie tipicamente europeia, também é cultivada em outros continentes, como na América do Norte e na América do Sul.

 

Saiba mais sobre o sabugueiro

 

A planta é caracterizada por suas grandes folhas e suas flores, que possuem uma cor de creme e encontram-se dispostas em pequenos ramos. Praticamente todas as partes do sabugueiro, de alguma forma, podem ser aproveitadas para fins medicinais – daí a sua extrema importância para aqueles que buscam remédios naturais.

 

sabugueiro

Folhas e flores do sabugueiro trazem benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Existem duas exceções, porém, que precisam ser observadas na utilização dessa planta medicinal: as sementes contêm substâncias que, ao serem metabolizadas, transformam-se em ácido cianídrico, um veneno extremamente potente, enquanto que os frutos crus ou verdes podem ser igualmente tóxicos, e, por isso, tampouco devem ser consumidos.

Quer conhecer um pouco mais sobre os benefícios medicinais do sabugueiro? Confira abaixo algumas das suas mais famosas propriedades.

 

Principais benefícios do sabugueiro

 

Vias respiratórias

O sabugueiro é uma ótima alternativa para aqueles que desejam tratar problemas nas vias respiratórias, decorrentes de gripes ou resfriados. As flores dessa árvore possuem propriedades expectorantes, que são excelentes para curar gripes e eliminar o catarro. Além disso, também contêm propriedades diaforéticas, que auxiliam na eliminação das toxinas e favorecem a baixa da temperatura corporal, prevenindo a ocorrência de febre.

Os vapores dessa planta também auxiliam a descongestionar as fossas nasais, de modo absolutamente inofensivo – tanto que pode ser utilizado por crianças ou idosos. Até mesmo na época do verão, quando gripes e resfriados não são tão frequentes, os vapores são benéficos, já que também atuam contra o desconforto causado pelo uso excessivo de ar condicionado em ambientes fechados.

Dores e irritações

Não é apenas consumindo um chá de sabugueiro que você pode obter todos os benefícios dessa árvore. Através de tratamentos tópicos, é possível beneficiar-se de suas propriedades anti-inflamatórias, que são excelentes para acalmar peles sensíveis ou irritadas e até mesmo para, combinado com o uso de outras plantas medicinais, aliviar todos os tipos de dores.

Sistema urinário

Essa árvore tem excelentes propriedades diuréticas, e isso significa que é extremamente útil para pessoas que sofrem de infecções renais. Consumindo o chá feito com as suas flores secas, é possível tratar problemas relacionados com a retenção de líquidos e a inflamação dos rins.

Pele

Se você está com algum problema com a sua pele, a utilização do sabugueiro é uma ótima opção. Com ele, você pode curar ou desinfetar feridas ou queimaduras, lutar contra imperfeições e até mesmo usá-lo para limpar e remover manchas.

Para a remoção de manchas, a dica é colocar algumas folhas e flores dessa árvore em um copo de água fervente, deixar descansar e, quando estiver morna, aplicar essa mistura sobre a área afetada. É possível usar os resíduos sólidos que sobraram dessa mistura, massageando levemente a área afetada por vários dias, que os resultados logo aparecerão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!